Leia também:
X Janaina reage a abaixo-assinado de alunos da USP contra retorno

Ex-esposa de Bolsonaro perde nacionalidade brasileira

Ana Cristina Valle encontra-se na Noruega desde outubro de 2022

Monique Mello - 07/02/2023 13h25 | atualizado em 07/02/2023 13h58

Ana Cristina Valle Foto: Reprodução/YouTube Partido Social Liberal

A advogada Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), perdeu a nacionalidade brasileira. A decisão foi do Ministério da Justiça, com publicação no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7). A mãe de Jair Renan possui nacionalidade norueguesa.

O texto é assinado por Martha Pacheco Braz, coordenadora substituta de processos migratórios do Departamento de Migrações, ligado ao Ministério da Justiça.

– Declarar a perda da nacionalidade brasileira da pessoa abaixo relacionada por ter adquirido outra nacionalidade: Ana Cristina Siqueira Valle, nascida em 13 de maio de 1967, filha de Jose Candido Procópio da Silva Valle e Henriqueta Guimarães Siqueira Valle, por ter adquirido a nacionalidade norueguesa – destaca o trecho.

Ana Cristina viveu na Noruega entre 2009 e 2014 e adquiriu a nacionalidade em 2011. Ela embarcou de volta ao país europeu em outubro de 2022, sem data de retorno.

De acordo com o Ministério da Justiça, Ana Cristina teve a nacionalidade brasileira cancelada por ter se naturalizado norueguesa de forma voluntária.

– O ordenamento jurídico nacional admite que os brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades apenas se a outra nacionalidade decorrer do nascimento em território estrangeiro, de ascendência estrangeira ou de naturalização por imposição – esclareceu a pasta.

A advogada retornou ao país nórdico após não conseguir se eleger nas eleições de 2022, onde disputou a cadeira de deputada distrital pelo DF.

Leia também1 Bolsonaro afirma que voltará ao Brasil nas próximas semanas
2 Universidade pública faz convite para Lula ministrar aula
3 Feliciano questiona intenção do governo Lula de sigilo sobre atos
4 TSE avalia se "Super Live" de Lula teve abuso de poder e caixa 2
5 Raul Gazolla defende Bolsonaro e critica imprensa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.