Ex-doleiro Alberto Youssef é preso pelo novo juiz da Lava Jato
Ele não restituiu aos cofres públicos os valores subtraídos ilicitamente
Marcos Melo - 20/03/2023 20h15 | atualizado em 21/03/2023 10h24

O ex-doleiro Alberto Youssef foi preso preventivamente pelo novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, nesta segunda-feira (20), em Itapoá, litoral de Santa Catarina.
Youssef não restituiu aos cofres públicos os valores subtraídos ilicitamente, e parte desse montante teria sido convertido em patrimônio pessoal do ex-doleiro.
– O relatório fiscal para fins penais da Receita Federal, deixa evidenciado que o acusado não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e que suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros – diz o texto da decisão de Eduardo Appio.
O magistrado ressalta que no acordo de delação premiada acertado entre os advogados de Youssef e a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) de Curitiba, Alberto tinha de devolver uma parte de seu patrimônio, além de bens imóveis.
– Ora, a própria Receita Federal denuncia que o investigado teria se apropriado de valores muito superiores aos valores acordados – enfatiza o juiz.
Condenado a mais de 100 anos na Operação Lava Jato, Alberto Youssef ficou preso apenas três anos.
Leia também1 Lava Jato completa 9 anos com Cabral solto e Lula presidente
2 Joesley e Wesley Batista estarão em comitiva de Lula na China
3 STF: Lewandowski suspende mais cinco ações da Lava Jato
4 Novo juiz da Lava Jato manda Palocci devolver 4 carros de luxo
5 Após Toffoli, Lula pode indicar ao STF outro advogado petista