Leia também:
X PEC que dá poder de polícia a agentes prisionais é aprovada

Ex-assessora de Rodrigo Janot assume Lava Jato em SP

Janice Ascari substitui Anamara Osório, que vai para a PGR

Camille Dornelles - 10/10/2019 09h33 | atualizado em 10/10/2019 09h38

Rodrigo Janot e Janice Ascari Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (8), a procuradora da República Anamara Osório deixou o comando da força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo para fazer parte da equipe do novo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Em seu lugar ficará a procuradora regional Janice Ascari, que foi assessora do ex-procurador-geral Rodrigo Janot até 2017.

A nova comandante da Lava Jato paulista já integrava a equipe da força-tarefa. Janice atuou como advogada no começo da carreira e em 1992 ingressou no Ministério Público. Ela foi responsável pela Operação Anaconda, em 2003, que desvendou um esquema de venda de sentença por magistrados paulistas. O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos foi condenado e preso nesta operação.

Ela denunciou também o ex-senador Luiz Estevão e o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, presos por desvios de verbas na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Anamara vai assumir a vice-chefia da Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Ela foi convidada pelo titular do departamento, Hindemburgo Chateaubriand.

CONDENAÇÃO
Em 2015, Ascari foi condenada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em um processo movido pelo juiz federal Ali Mazloum, da Justiça Federal de São Paulo, por crime contra a honra.

A Corte Especial do Tribunal julgou parcialmente procedente a ação penal devido a uma crítica publicada por ela num blog, em que contestava a atuação do magistrado em processo envolvendo a Operação Satiagraha.

Janice foi condenada à pena de oito meses de detenção, além de 30 dias-multa, pelo crime de calúnia, substituída por restritiva de direito. Poucos dias depois o próprio STJ decretou o crime prescrito, tornando extinta a punibilidade.

Leia também1 Janot pede licença à OAB e fica impedido de advogar
2 SP: Após polêmica, Janot lança seu livro de memórias
3 Fala de Janot incitou ataque a juíza em SP, diz ministro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.