‘Evitar lockdown é a ordem, mas temos que fazer o dever de casa’
Ministro defende protocolos sanitários, sobretudo para aqueles que usam o transporte público
Pleno.News - 03/04/2021 18h38 | atualizado em 03/04/2021 19h05

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado (3), que a “ordem” é evitar a política de lockdown. Ponderou, no entanto, que é preciso “fazer o dever de casa”.
– Nós estamos trabalhando sim com protocolos para orientar a população brasileira, sobretudo os que usam transporte público, para fazer isso de forma mais ordenada, a fim de evitar fechamento da nossa economia – disse Queiroga em coletiva à imprensa após reunião com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
– Precisamos nos organizar para que evitemos medidas extremas e consigamos garantir que pessoas continuem trabalhando e ganhando seu salário, deixando situações extremas para outro caso. Então evitar lockdown é a ordem, mas temos que fazer nosso dever de casa, e dever não é só do governo federal, estadual ou municípios. É de cada um dos cidadãos – afirmou o ministro.
Queiroga repetiu o apelo para que a população use máscara de proteção, faça a higiene das mãos, não promova aglomerações e pratique o distanciamento físico.
– Vamos continuar trabalhando e aproveito a oportunidade para nessa época de Páscoa solicitar para cada um dos brasileiros que use as máscaras. Aproveitem o feriado para não fazer aglomerações, é fundamental, assistimos muitas vezes população fazendo festas, sem máscaras. Isso não é adequado, precisamos que cada um colabore – disse o ministro.
*Estadão
Leia também1 Governo escala Forças Armadas para atuar na vacinação
2 Ranking da vacina: Brasil é o 5° em total de aplicações diárias
3 Queiroga elogia a primeira reunião do comitê anticovid
4 NY Times alerta sobre casos de suicídio por conta do lockdown
5 Deputado pede redução salarial de políticos durante a pandemia