EUA: Governo diz a Lula que vai reconhecer resultado da eleição
Ex-presidente se encontrou com encarregado de negócios do governo americano no Brasil
Thamirys Andrade - 24/09/2022 12h51 | atualizado em 26/09/2022 14h57
O encarregado de negócios do governo americano no Brasil, Douglas Koneff, disse ao ex-presidente Lula (PT) que o governo de Joe Biden está determinado a reconhecer prontamente o resultado das eleições brasileiras deste ano. A declaração ocorreu durante encontro entre os dois nesta quarta-feira (21).
Segundo informações do jornal O Globo, também estiveram no encontro o ex-chanceler Celso Amorim, que é o principal assessor de Lula em assuntos internacionais, além do senador Jaques Wagner (PT-BA).
Procurada pelo periódico, a embaixada dos Estados Unidos confirmou que vários funcionários do alto escalão do governo dos Estados Unidos tem reforçado claramente a “confiança nas eleições brasileiras”.
– O eventual reconhecimento dos EUA virá ao candidato que vencer a eleição presidencial como resultado de nossa determinação sobre a integridade do processo eleitoral liderado pelo TSE, e não de uma negociação com qualquer candidato ou partido político – acrescentou.
O órgão também frisou que seu posicionamento não está relacionado às conversas dos representantes norte-americanos com os candidatos à Presidência no Brasil, mas sim em sua confiança no trabalho do TSE.
Leia também1 TSE proíbe filtro "Prefiro Lula" após Ciro apontar plágio
2 Mendonça libera matérias sobre imóveis da família Bolsonaro
3 Barroso devolve mandato a petista que invadiu igreja no PR
4 Em entrevista, Ciro afirma que Lula e o PT "são nazistas"
5 TSE identifica R$ 605 milhões em transações suspeitas de campanhas