Leia também:
X Violência: Estudante de 14 anos é esfaqueada dentro de escola

EUA e China avaliam possível encontro entre Biden e Xi Jinping

Países avaliam chance de que a reunião aconteça ainda neste ano

Pleno.News - 19/09/2023 14h39 | atualizado em 19/09/2023 16h03

Joe Biden e Xi Jinping
Joe Biden e Xi Jinping Fotos: EFE/EPA/Alex Edelman // EFE/EPA/Zhang Ling/Xinhua

Os Estados Unidos e a China estão explorando a possibilidade de organizar uma reunião ainda este ano entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping, segundo afirmou nesta terça-feira (19) um funcionário de alto escalão do Departamento de Estado americano.

Este foi um dos principais temas abordados nesta segunda (18) pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, e pelo vice-presidente da China, Han Zheng, durante uma reunião à margem da Assembleia Geral da ONU, que acontece em Nova Iorque.

A fonte do Departamento de Estado explicou que se tratou de uma reunião “sincera e construtiva”, na qual as partes puderam “aprofundar-se” nos temas da agenda bilateral “sem tantas formalidades”.

– Há uma expectativa de trabalhar para um encontro entre os dois líderes até o final deste ano. Do lado americano acreditamos que isso vai acontecer – afirmou.

Biden e Xi reuniram-se pela última vez em 2022, durante o G20 em Bali, na Indonésia, um encontro que o presidente dos EUA disse querer repetir. No entanto, o presidente chinês não compareceu à reunião do G20 da semana passada, na Índia, nem participará na Assembleia da ONU, onde estará presente o americano.

Ambas as potências estão aproximando posições depois de meses em que a relação esteve em níveis mínimos devido às rivalidades comerciais, à tensão sobre Taiwan, à invasão russa da Ucrânia e à descoberta de um suposto balão espião chinês sobrevoando os Estados Unidos.

Blinken visitou Pequim no último mês de junho para resolver diferenças, viagem que mais tarde foi repetida pela secretária do Tesouro, Janet Yellen; pelo enviado especial para o Clima, John Kerry, e pela secretária de Comércio, Gina Raimondo.

Além disso, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o conselheiro de segurança da Casa Branca, Jake Sullivan, reuniram-se em Malta neste final de semana para discutir a situação em Taiwan e a guerra na Ucrânia.

*AE

Leia também1 Suplicy revela que tem Parkinson e que se trata com cannabis
2 "Dentista dos famosos": Quem foi Rafael Puglisi, que morreu aos 35 anos
3 Fufuca: Verba no Orçamento de 2024 é "insuficiente" para pasta
4 Justiça condena falsa psicóloga que atendia crianças autistas
5 Influenciadora morre aos 35 anos e deixa despedida nas redes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.