Leia também:
X Flávio Bolsonaro desmente Lauro Jardim sobre eleições 2024

Estadão pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro

Artigo publicado pelo jornal paulista fala contra o ex-presidente

Leiliane Lopes - 26/03/2023 14h28 | atualizado em 27/03/2023 10h43

Jair Bolsonaro Foto: Anderson Riedel/PR

O artigo publicado pelo jornal O Estado de São Paulo neste domingo (26) pede pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando-o de cometer crimes eleitorais.

De acordo com o editorial, o político usou a “máquina pública em benefício próprio” durante o período eleitoral e “pôs em marcha a maior campanha de difamação da história contra o sistema eleitoral brasileiro”.

A reunião do então presidente com embaixadores e as manifestações contra o resultado das eleições foram citadas no texto que cobra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ação contra o líder da direita no Brasil.

– É incontestável que Jair Bolsonaro cometeu crimes eleitorais e deve, portanto, ser punido por seus atos, a começar pela decretação de sua inelegibilidade – diz parte da nota.

O artigo ainda continua:

– Se depois de Jair Bolsonaro ter usado o mais alto posto da República em benefício próprio e contra as regras do sistema eleitoral a Justiça não torná-lo inelegível, sendo-lhe permitido continuar disputando eleições, tal impunidade será a desautorização extrema da Justiça Eleitoral. Além de dizer com todas as letras que o crime compensa, o TSE não terá nenhuma autoridade para aplicar a pena de inelegibilidade a mais ninguém. Significaria pôr, em um só ato, o manto da impunidade no mais alto estágio, alcançando todos os casos.

O jornal se mostra preocupado com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, integrante do TSE, que poderá favorecer o ex-presidente nas ações que ele responde na Justiça Eleitoral.

Leia também1 Putin anuncia posicionamento de armas nucleares em Belarus
2 Flávio Bolsonaro desmente Lauro Jardim sobre eleições 2024
3 Juca Chaves, compositor e humorista, morre aos 84 anos
4 Michelle Bolsonaro convida Zoe Martinez a se filiar ao PL
5 Cancelar ida à China partiu do próprio presidente, diz médico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.