Leia também:
X Moraes pede a Lula projeto para regulamentar as redes sociais

“Está em curso uma escalada de censura jurídica”, avalia Girão

Para senador, "liberdade de expressão" tem sido "caçada"

Pleno.News - 10/11/2022 16h50 | atualizado em 10/11/2022 19h03

Senador Eduardo Girão Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) se solidarizou com alguns brasileiros que, em sua opinião, estão sendo vítimas de censura prévia. Para o senador, essas pessoas sofrem perseguição e estão tendo sua “liberdade de expressão ‘caçada’ pela censura ‘autoritária’ em curso no país”.

Em pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (9), o senador destacou uma lista de pessoas que, afirmou ele, estão impedidas de manifestar livre opinião. Deu como exemplos os deputados federais Daniel Silveira (PTB-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP), o empresário Luciano Hang, o pastor André Valadão, os cantores Latino e Zezé Di Camargo e o economista Marcos Cintra, além dos youtubers Monark e o Canal Hipócritas. Todos os citados por Girão tiveram as redes digitais bloqueadas pela Justiça.

– A lista é grande e todo dia cresce. Cada dia é uma surpresa diferente com relação a esse assunto aqui no Brasil, fato que tem deixado a população assustada do Amazonas ao Rio Grande do Sul, de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil todo. Talvez essa lista vá aumentar até o próximo feriado, já que o Senado tem sido omisso diante de tantas arbitrariedades e abusos cometidos por ministros da dupla Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – declarou.

Girão também criticou a ida de seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aos Estados Unidos para falarem sobre democracia e liberdade para um grupo de empresários ainda este mês.

– Isso não é piada, não, viu, senador Portinho? Isso é sério. Agora, para atravessar a Praça dos Três Poderes e vir aqui no Senado para conversar, dialogar sobre democracia, sobre ativismo judicial, sobre segurança e transparência nas urnas, eles [os ministros do STF] não têm a consideração – protestou.

*Agência Senado

Leia também1 Moraes pede a Lula projeto para regulamentar as redes sociais
2 Comandante convoca reunião de emergência com generais
3 Greta Thunberg critica a COP27, evento que terá presença de Lula
4 Lula se sente "ressuscitado" ao voltar para a Presidência
5 Fotos: Artistas e familiares se despedem de Rolando Boldrin

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.