Leia também:
X Lira defende “caminho do meio” para redes; Gilmar pede punição

Essa desgraça trouxe coisas boas, diz Lula sobre escravidão

Em terra indígena, o presidente narrou a história do Brasil, segundo sua perspectiva

Pleno Adminho - 14/03/2023 12h05 | atualizado em 14/03/2023 13h29

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta segunda-feira (13), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante sua participação na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, em Raposa Serra do Sol, terra indígena no estado de Roraima, falou sobre a história do Brasil, na sua perspectiva.

Na terra indígena, o presidente contou que “há 500 anos”, aqueles que “invadiram o país”, decidiram “vender a ideia de que era preciso fazer a escravidão” no Brasil; pois, de acordo com a narrativa de Lula, “os indígenas eram preguiçosos e não gostavam de trabalhar”.

O presidente contou então que em razão da falta de mão de obra, foi “preciso trazer o povo negro da África para produzir no país”. Ainda sob sua ótica, a história que ele mesmo qualifica como “desgraça”, proporcionou ao país uma coisa boa: a “miscigenação entre indígenas, negros e europeus”.

Além disso, para o presidente, a infelicidade na história também criou um povo que “gosta de música, de dança, de festa, que gosta de respeito”, mas que de acordo com ele, “gosta de trabalhar para sustentar a sua família e não viver de favor, de quem quer que seja”.

– Há 500 anos, neste país, aqueles que invadiram o nosso país e depois disseram que descobriram o nosso país, depois de exterminarem com milhões de índios, resolveram vender a ideia que era preciso fazer a escravidão vir para o Brasil, porque os indígenas eram preguiçosos, não gostavam de trabalhar. E se eles não gostavam de trabalhar e não tinham brancos para trabalhar, porque os que vinham da Europa não queriam trabalhar. Então, resolveram contar história que os índios eram preguiçosos e, portanto, era preciso trazer o povo negro da África, para produzir neste país. Ora, toda a desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação da mistura entre indígenas, negros e europeus que permitiu que nascesse essa gente bonita aqui, que gosta de música, de dança, de festa, que gosta de respeito, mas que gosta de trabalhar para sustentar a sua família e não viver de favor, de quem quer que seja – declarou.

Na cerimônia, as pautas sobre a proteção das terras tradicionais, gestão dos recursos naturais e agenda do movimento indígena para o ano de 2023 foram discutidas. O evento foi realizado no Centro Regional Lago Caracaranã e contou com a presença de Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

ASSISTA:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Lula: Precisamos demarcar as terras antes que se apoderem
2 Janja da Silva é processada por se "apropriar de TV do governo"
3 Ex-ministro de Dilma e Temer, Eliseu Padilha morre aos 77 anos
4 Projeto quer área pet nas obras do Minha Casa, Minha Vida
5 STF mantém decreto de armas de fogo de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.