Leia também:
X Bolsonaro chega ao Brasil após visita a cinco países da Ásia

Esquerda vai ao STF após fala de Eduardo sobre AI-5

Partido também querem pedir a cassação do deputado no Conselho de Ética da Câmara

Henrique Gimenes - 31/10/2019 14h29 | atualizado em 31/10/2019 14h57

Deputado Eduardo Bolsonaro Foto: Agência Câmara/Pablo Valadares

Após a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a possibilidade de haver um “novo AI-5”, partidos de esquerda decidiram acionar o Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo, composto por PSOL, PT, PCdoB e PSB, vai entrar com uma representação criminal na Corte e pretende ainda pedir a cassação do parlamentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A informação foi dada pelo jornal O Globo.

A declaração de Eduardo aconteceu durante uma entrevista à jornalista Leda Nagle, realizada na segunda (28) e publicada nesta quinta (31), no canal dela no YouTube. O deputado disse que, caso a esquerda brasileira resolvesse “radicalizar”, uma resposta pode ser “via um novo AI-5”. Ao veículo, o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente, criticou a fala.

– Vamos representar no Conselho de Ética. Ao propor o AI-5, ele está propondo fechar o Congresso Nacional. Então a segunda coisa é entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) por quebra da ordem constitucional. Estamos estudando juridicamente a melhor maneira de fazer isso – apontou.

Além de partidos de esquerda, outros também estudam alguma tipo de medida, de acordo com o jornal. Siglas de centro-direita ainda consideram publicar uma nota de repúdio em conjunto. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, também condenou a declaração de Eduardo Bolsonaro.

– Ameaçar a democracia é jogar o Brasil novamente nas trevas. O PSDB nasceu na luta pela volta da democracia no Brasil condena de maneira veemente as declarações do filho do presidente da República – escreveu.

Leia também1 Eduardo diz que resposta para esquerda pode ser "novo AI-5"
2 Bolsonaro aciona PGR para tirar Bivar do comando do PSL

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.