Leia também:
X Doria tenta desviar foco e culpa Bolsonaro por “caos” em Manaus

Esquerda aciona o STF para “obrigar” lockdown em Manaus

Medida tem por objetivo conter o aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Pleno.News - 15/01/2021 15h18 | atualizado em 15/01/2021 16h31

Esquerda vai ao STF para obrigar lockdown em Manaus Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O PCdoB e o PT enviaram, na noite desta quinta (14), ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma petição requerendo uma série de medidas para conter o aumento de casos de Covid-19 no Amazonas. O estado viu o número de novas internações dobrar nas últimas duas semanas e sua capital, Manaus, enfrenta com a falta de oxigênio para atender a todos os pacientes internados devido à infecção pelo coronavírus.

Entre as cinco solicitações da legenda estão uma ordem para que o Ministério da Saúde garanta, em 24 horas, o abastecimento de oxigênio e de outros produtos necessários ao atendimento dos internados nos hospitais de Manaus e, além disso, a instituição de um regime de lockdown na cidade, liberando apenas os serviços essenciais, pelo prazo necessário à normalização da demanda pelos insumos médicos

Segundo os partidos, os pedidos visam “garantir que a população do estado do Amazonas e de sua capital possam usufruir de seus direitos humanos fundamentais mais básicos, até que os imunizantes que se encontram às vésperas de aprovação possam alcançar a maior parte da população”.

O PcdoB e o PT também querem que Lewandowski determine a instalação, pelo governo federal, de hospitais de campanha com leitos e insumos necessários ao atendimento de todas as pessoas que necessitem.

Além disso, pedem que o ministro do Supremo ordene a convocação de médicos dos Programas “Mais Médicos” e “Mais Médicos para o Brasil” para o Amazonas, inclusive com possibilidade de médicos brasileiros formados no exterior trabalharem lá.

O documento indica que as medidas solicitadas em caráter de urgência teriam validade pelo menos até que haja a efetiva implementação do Plano de Vacinação no estado.

A petição foi encaminhada a Lewandowski, no âmbito da ação em que os partidos impetraram no Supremo envolvendo a apresentação do plano nacional de imunização. Em dezembro, o governo apresentou o documento ao Supremo às vésperas do julgamento que trataria do tema, mas sem a previsão de início e de término das distintas fases da vacinação.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro fala sobre Manaus e lembra: "Fizemos a nossa parte"
2 Bia Kicis 'humilha' Felipe Neto e lembra hipocrisia do youtuber
3 Amazonas esclarece repasse do governo federal para Covid-19
4 Bolsonaro repudia PSOL: "Está na hora de parar de politizar"
5 Bolsonaro diz que vacinação obrigatória é 'irresponsabilidade'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.