Esquecido, site da prefeitura de SP expõe pornografia e nazismo
Secretaria Municipal de Cultura informou que plataforma foi invadida por "indivíduos não identificados"
Thamirys Andrade - 04/08/2021 16h43 | atualizado em 04/08/2021 18h05

Um site da Prefeitura de São Paulo criado para o mapeamento e a gestão cultural da capital vinha expondo imagens e mensagens nazistas, além de pornografia explícita, até a última terça-feira (3). Gerida pela Secretaria Municipal de Cultura, a plataforma SPCultura foi retirada do ar após reportagem da Folha de S. Paulo.
A assessoria da prefeitura informou que o site foi “vandalizado por indivíduos não identificados”, e garantiu que “jamais hospedaram qualquer conteúdo impróprio, mas foram usados como vetores de divulgação de endereços externos”.
Depois da denúncia, a Secretaria Municipal de Cultura disse ao Ministério Público de São Paulo estar “integralmente à disposição para cooperar com as autoridades de investigação”.
Criado em 2014, o site tinha como proposta promover um espaço para que os cidadãos colaborassem com a prefeitura no mapeamento de projetos e eventos de bairro, além de disponibilizar cadastros para editais de fomento à cultura.
Leia também1 Aziz sugere desafiar hackers a invadir urna eletrônica
2 Durante a CPI, Randolfe aciona polícia e expulsa deputado
3 Ao TSE, Jair Bolsonaro defende auditoria nas urnas eletrônicas
4 Bolsonaro diz que novo Bolsa Família pode chegar a R$ 400
5 Bolsonaro descarta CoronaVac: “Não vou tomar aquela de SP”