Leia também:
X YouTube terá reality show para escolher novos “políticos”

Espera por sabatina de André Mendonça completa 90 dias

Tempo de aguardo do atual indicado à Suprema Corte já é 79% maior que o de Nunes Marques, que também foi escolha de Bolsonaro

Paulo Moura - 11/10/2021 13h48 | atualizado em 11/10/2021 14h03

André Mendonça Foto: Marcos Corrêa/PR

De longe o indicado a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que esperou mais tempo para ser aprovado pelo Senado, se comparado com os 10 ministros da composição atual da Suprema Corte, o ex-advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, completa, nesta segunda-feira (11), 90 dias de espera para ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A espera, que não dá sinais de estar próxima de terminar, tem contado com um fator determinante para ser tão longa: a oposição do atual presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que já chegou até a revelar para pessoas próximas e para o próprio líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que sequer tem intenção de pautar a sabatina.

O fator político do “chá de cadeira” dado a André Mendonça parece ser uma dedução óbvia se for feita uma simples comparação com o tempo aguardado pelo outro indicado por Bolsonaro ao Supremo, o atual ministro Nunes Marques. A espera do mais recente empossado da Corte foi de apenas 19 dias após a indicação, tempo 79% menor que o aguardado até agora por Mendonça.

O período que levou para que a indicação de Mendonça fosse encaminhada à CCJ, ato meramente protocolar, foi de 36 dias, quase o dobro do que Nunes Marques precisou esperar para que fosse aprovado. Com a indicação do ex-AGU publicada no Diário Oficial no dia 13 de julho, o encaminhamento só foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no dia 18 de agosto.

FUX E LEWANDOWSKI ESPERARAM APENAS UMA SEMANA
Se for considerada apenas a atual composição do STF, os ministros do Supremo que tiveram as aprovações mais rápidas foram Ricardo Lewandowski, indicado pelo então presidente Lula (PT) em 2006, e Luiz Fux, indicado por Dilma Rousseff (PT) em 2011. Foram apenas 7 dias entre a indicação dos magistrados e a validação pelo Senado.

Na sequência, aparecem os ministros Dias Toffoli e Roberto Barroso, com 12 dias, Cármen Lúcia, com 13, e Alexandre de Moraes, com 15. Na sétima colocação com o menor tempo de espera aparece o único indicado de Bolsonaro aprovado para o STF, Nunes Marques, com 19 dias.

Por fim, entre os três que precisaram esperar o maior período de tempo aparecem Gilmar Mendes, com 26 dias, Edson Fachin, com 34, e a recordista anterior de espera, Rosa Weber, com 35 dias.

André Mendonça completa 90 dias de espera Foto: Arte/Pleno.News

Leia também1 Maioria da CCJ cobra Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça
2 Denúncia de Pr. Malafaia contra ministros é por indicação ao STF
3 Alcolumbre está "determinado" a não pautar sabatina, diz site
4 Bolsonaro alfineta Alcolumbre: "Se quer indicar, se candidata"
5 Bolsonaro denuncia chantagem para abrir mão de Mendonça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.