Leia também:
X Raquel Dodge suspeita de ação orquestrada em queimadas

Ernesto Araújo faz críticas por postura de Macron no G7

Chanceler brasileiro se manifestou por meio de rede social

Ana Luiza Menezes - 26/08/2019 20h17

Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (23), o Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, criticou a atuação do presidente francês, Emanuel Macron, no G7. O chanceler brasileiro usou uma rede social para se pronunciar.

Araújo fez várias postagens. Na primeira delas, ele afirmou que Macron não conseguiu emplacar sua ideia de “iniciativa para a Amazônia” no Comunicado do G-7, mas a apresentou na conferência de imprensa. Segundo o ministro, isso foi feito para “para dar a impressão de que foi consenso dos países do grupo”.

Em seguida, o chanceler brasileiro afirmou que ninguém precisa de uma nova iniciativa, como foi sugerido por Macron. Ele defendeu que já existem, no âmbito da Convenção do Clima da ONU, “vários mecanismos para financiar o combate ao desmatamento e o reflorestamento”.

– Espera-se que a França (assim como outros países desenvolvidos) cumpra seus compromissos já assumidos nesses mecanismos, tais como o Redd+, os créditos de carbono de Kyoto e o fundo verde do clima – escreveu.

O ministro defendeu ainda que é evidente o esforço, por parte de algumas correntes políticas, de extrapolar questões ambientais reais. Para ele, esse é um meio de serem introduzidos mecanismos de controle externo sobre a Amazônia.

– O Brasil não aceitará nenhuma iniciativa que implique relativizar a soberania sobre o seu território, qualquer que seja o pretexto e qualquer que seja a roupagem – declarou.

Leia também1 Raquel Dodge suspeita de ação orquestrada em queimadas
2 Deltan reclama por acusações de "ser de direita e esquerda”
3 Zambelli cogita parceria entre Joice e João Doria, do PSDB

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.