Erika Hilton protocola PEC do fim da escala de trabalho 6×1
Texto conseguiu as 171 assinaturas necessárias
Pleno.News - 25/02/2025 17h28 | atualizado em 25/02/2025 19h42

Parlamentares da base do governo protocolaram, nesta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25 na Câmara dos Deputados. O texto prevê o fim da escala 6×1 e estabelece uma jornada de quatro dias de trabalho e três de descanso. A proposta obteve o apoio de 171 deputados para iniciar a tramitação.
Atualmente, a Constituição permite jornadas de até oito horas diárias e 44 semanais, possibilitando o regime de seis dias de trabalho com um de folga.
A autora da PEC, deputada Erika Hilton (PSOL-SP), afirmou que tem dialogado com lideranças para garantir a aprovação.
– Queremos saber se a Câmara terá interesse político e responsabilidade com a vida dos trabalhadores. Já iniciamos conversas e vamos trabalhar duro nessa proposta – disse.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), defendeu a mobilização para debater o tema.
– É uma matéria de grande impacto na economia e na vida dos brasileiros. Queremos que esse tema una a Casa – declarou.
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, passará por uma comissão especial e, depois, pelo Plenário da Câmara. Se aprovada, seguirá para o Senado.
Leia também1 Homem se diz pastor e ora na Sapucaí: "Não é do demônio"
2 Ativista argentino é barrado ao tentar entrar no quarto do papa
3 Elon Musk busca meios para punir Alexandre de Moraes
4 Banco Central autoriza Magazine Luiza a criar financeira
5 Helena, caçula de Neymar, será apresentada na igreja evangélica