Leia também:
X Queiroga defende Libertadores com testagem em massa

Entidades ‘antifascismo’ enviam carta contra Mendonça ao STF

"Perfil teocrático" do indicado ao Supremo é alvo de críticas

Pleno.News - 19/07/2021 15h12 | atualizado em 19/07/2021 17h28

André Mendonça é atualmente o advogado-geral da União Foto: Renato Menezes/AscomAGU

Um grupo de entidades que reúnem juízes, promotores, defensores e policiais entregou nesta segunda-feira (19) uma carta ao Senado contra a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, as entidades criticam a postura de Mendonça durante o governo Bolsonaro; postura que classificam como “perfil teocrático, incompatível com o cargo que almeja”.

Um dos tópicos criticados pelas entidades foi o posicionamento de Mendonça a favor da abertura de igrejas e templos durante a pandemia do coronavírus, algo que Mendonça defendeu como advogado-geral. As entidades jurídicas apontam que, naquela ocasião, o AGU “serviu-se de três trechos da Bíblia e nenhum da Constituição” para argumentar a favor da abertura dos templos.

As entidades também criticam a abertura de dezenas de investigações com base na Lei de Segurança Nacional (LSN) contra opositores que haviam feito críticas públicas ao presidente Jair Bolsonaro.

Na gestão de Mendonça no Ministério da Justiça, o número de inquéritos abertos com base na LSN aumentou 285% nos dois primeiros anos do governo, em comparação ao mesmo período das gestões Dilma Rousseff e Michel Temer.

Na carta, as entidades argumentam que Mendonça “desrespeitou a Constituição” ao atender demandas do presidente.

– Quem se sujeita aos caprichos do presidente da República com o propósito de vir a ser por ele indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, por certo não merece a confiança do povo, representado na sabatina pelo Senado federal – diz um trecho da carta.

Além disso, na carta são questionadas opiniões públicas de Mendonça sobre temas que devem ser julgados no Supremo, como o uso medicinal da cannabis, o aborto e os direitos da população LGBTQIA+. Nela a eventual nomeação de Mendonça paro STF é classificada como um “retrocesso preocupante”.

A carta é assinada por oito entidades: Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Associação Advogadas e Advogados Públicas para a Democracia (APD); Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC); Coletivo por um Ministério Público Transformador (Transforma MP); Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia; Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra) e Movimento Policiais Antifascismo.

*AE

Leia também1 Quem é André Mendonça, nome que Bolsonaro indicou ao STF
2 STF: André Mendonça tem apoio de ao menos um terço do Senado
3 Mendonça sobre STF: "A Bíblia no Supremo é a Constituição"
4 Saiba quais são os próximos ministros do STF a se aposentar
5 Governo promove enxugamento histórico da máquina pública

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.