Leia também:
X Tragédia: Piloto da Fórmula Truck e assessor morrem em acidente

“Enquanto eu falo, o senhor fica quieto”, diz Moraes a advogado

Ministro do STF discutiu com Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins

Pleno.News - 14/07/2025 18h46 | atualizado em 14/07/2025 19h06

Alexandre de Moraes Foto: EFE/ Andre Borges

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repreendeu nesta segunda-feira (14) a defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro (PL), durante uma audiência do processo da suposta “trama golpista”.

O episódio ocorreu durante o depoimento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid.

No início da oitiva, o advogado Jeffrey Chiquini, defensor de Martins, pediu a suspensão da audiência alegando que não teve tempo de analisar diversos documentos da investigação, enviados recentemente pela Polícia Federal (PF) ao Supremo.

Após ter o pedido de suspensão negado pelo ministro, o advogado tentou apresentar novos argumentos para tentar demover Moraes da decisão, mas o ministro interrompeu a fala afirmando que “enquanto eu falo, o senhor fica quieto”.

– Doutor, enquanto eu falo o senhor fica quieto – disparou Moraes.

Em outro momento, o magistrado disse que o defensor deveria prestar concurso público por querer questionar a forma pela qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) dividiu a acusação da suposta “trama golpista” em quatro núcleos.

– Há advogado e há as partes. Se o senhor deseja denunciar alguém deveria ter prestado concurso para o Ministério Público – afirmou Moraes.

O ministro-relator chegou a indeferir uma das perguntas feitas pela defesa de Filipe Martins. O advogado questionou Cid se ele desejava um golpe de Estado em 2022, ao que Moraes interrompeu dizendo que a pergunta era “impertinente”.

*Com informações AE e Agência Brasil

Leia também1 Mendonça poderá suspender ação no STF de suposta trama golpista
2 Eduardo Bolsonaro vai abrir mão de mandato para seguir nos EUA
3 Rumble e Trump Media voltam à Justiça dos EUA contra Moraes
4 Moraes veta seu ex-assessor de ser testemunha de Filipe Martins
5 Moraes impõe nova multa a Allan dos Santos por "desprezo" ao STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.