Leia também:
X Moraes cria o “serviço secreto” do TSE para atuar nas eleições

Empresários alvos de Moraes ganham 1 minuto de silêncio

Tributo foi realizado durante evento que contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes

Pleno.News - 01/09/2022 17h28 | atualizado em 01/09/2022 19h24

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr

Em um evento que tem o ministro da Economia, Paulo Guedes, como principal convidado, empresários fizeram um minuto de silêncio em nome da “liberdade de expressão”, como reação à operação deflagrada após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra empresários aliados do presidente Jair Bolsonaro a partir de conversas em grupos de WhatsApp.

O seminário, promovido pelo Instituto Unidos Brasil, que reúne diversos empresários apoiadores do presidente, visa debater a desoneração dos salários, uma das pautas defendidas pela entidade. A abertura do evento, porém, foi marcada por duras críticas à operação da Polícia Federal autorizada por Moraes.

– Por pior que sejam as opiniões em questão, manifestadas em um grupo privado, a defesa da livre manifestação está no cerne de nossa democracia (…). Cabe ao poder público fundamentar suas decisões, quando preciso, e à sociedade cobrar as autoridades em caso de evidente abuso do aparato judicial – discursou o presidente do IUB, Nabil Sahyoun.

Em tom solene, ele pediu que todos se levantassem para o desagravo.

– Eu queria pedir uma reflexão, um minuto de silêncio. A gente tem que ter a nossa liberdade de expressão, eu entendo que ela é inegociável e nós temos que respeitar e continuar lutando pelos nossos direitos – afirmou o empresário.

No evento desta quinta-feira (1º), o ministro da Economia falará em um painel ao lado do empresário Flavio Rocha, da Riachuelo, que apoia o presidente Jair Bolsonaro e esteve com seus aliados no debate da TV Bandeirantes, e também do presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Pattah, que tem sido um dos interlocutores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência.

O IUB tem entre seus membros, ainda, nomes como Jorge Gerdau: Alberto Saraiva, fundador do Habib’s, e José Carlos Semenzato, do setor de franquias.

Mesmo com nomes ligados ao bolsonarismo, como mostrou o Estadão, o Instituto Unidos Brasil enviou um ofício a Lula para que ele comparecesse, em setembro, a um evento apoiado pela entidade com o setor de supermercados. Ainda não há data definida para tal encontro.

O ex-presidente Lula tem se esquivado do compromisso e chegou a oferecer a presença do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), seu candidato a vice. Patah, entretanto, ainda tenta convencer o petista a comparecer.

A declaração de Sahyoun aconteceu antes da chegada do ministro Paulo Guedes e fez com que a plateia prontamente atendesse ao pedido de desagravo.

*AE

Leia também1 Mendonça será relator de ação de Randolfe contra Bolsonaro
2 Procuradoria Eleitoral autoriza registro de candidatura de Lula
3 Após decisão do TSE, Jefferson chama Corte de "latrina do PT"
4 Caminhões não poderão entrar na Esplanada no 7 de Setembro
5 TSE decide barrar candidatura de Roberto Jefferson ao Planalto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.