Leia também:
X Bolsonaro lidera pesquisa para Presidência em 2022, diz Atlas

Empresário pede que Kalil abra leitos e que não feche economia

Leonardo Paixão fez apelo nas redes sociais contra fechamento de restaurantes e por reforço na saúde

Paulo Moura - 28/01/2021 11h32 | atualizado em 28/01/2021 12h07

Empresário Leonardo Paixão apela que Kalil reabra leitos de UTI Foto: Reprodução

O chef de cozinha e médico Leonardo Paixão, dono do restaurante Glouton, em Belo Horizonte, fez um apelo na manhã desta quinta-feira (28) ao prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), para que a gestão municipal abra mais leitos de UTI na cidade. Segundo ele, apesar da diminuição frequente de unidades de terapia intensiva, é a economia que tem “pagado a conta” com fechamentos.

– Dia 7 de dezembro, diante de uma subida da taxa de contágio, foi decretada a lei seca. A medida não surtiu o efeito esperado, e a taxa de transmissão continuou subindo. Obviamente, a culpa não era da bebida, mas o setor pagou a conta. Naquele momento as lotações de leitos eram abaixo de 60%, mesmo tendo a prefeitura diminuído os leitos de UTI de 424 vagas, no início de setembro, para 287, em dezembro – lembrou ele em publicação no Instagram.

Leonardo, que também é jurado do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, lembrou que o número ainda caiu outra vez, para 261, e sugeriu que Kalil deveria ter aumentado a quantidade de leitos, em vez de “aniquilar a economia fragilizada e fechar a cidade”. O empresário citou que a decisão do chefe do Executivo municipal de fechar a cidade teve “consequências catastróficas”.

– O fechamento da cidade tem consequências catastróficas para a vida de muitos: desemprego, endividamento, fome. [O lockdown] Pode ser necessário, mas em último caso. O que nós, seus eleitores, queremos de você é que arregace as mangas e lute pela nossa cidade, pela nossa saúde – indagou.

Por fim, Leonardo apontou que a taxa de transmissão na capital mineira atualmente é baixa e pediu que Kalil restabeleça a quantidade original de 424 leitos. Em protesto, o empresário afirmou que, com os estabelecimentos fechados, “quem paga a conta é a sociedade”.

Leia também1 Juiz "desmoraliza" Kalil e libera reabertura do comércio em BH
2 Covas tira licença para nova fase de tratamento contra o câncer
3 Com Covid-19, Pr. Jorge Linhares é internado em BH
4 Fundador do Rei do Mate morre aos 87 anos, em São Paulo
5 Mariana Rios revela doença que a fez sofrer aborto espontâneo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.