Leia também:
X Augusto Nunes, Henkel e Fiuza se reúnem em novo programa

Empresa de Doria bancou gastos de ministros em Nova Iorque

Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski estão nos EUA

Pleno.News - 16/11/2022 18h17 | atualizado em 16/11/2022 19h15

Ministros são alvo de protestos em Nova Iorque Foto: EFE/EPA/JASON SZENES

A direção do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) – empresa de eventos ligada ao ex-governador de São Paulo João Doria -, informou ter custeado as despesas dos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para encontro de empresários em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O evento garantiu que não pagou cachê a nenhum palestrante da Brazil Conference, realizada entre os dias 14 e 15, mas arcou com passagens, hospedagem e refeições.

– Os palestrantes da Brazil Conference viajaram a convite do Lide, que custeou passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transfers. E não houve pagamento de cachê a nenhum expositor – informou a organização do evento em nota enviada ao Estadão.

Viajaram os ministros Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

O STF informou que a viagem não teve “nenhum custo” para o tribunal. As despesas dos ministros na viagem aos Estados Unidos para falarem sobre a democracia já são alvo de uma ação no próprio STF. O advogado Carlos Alexandre Klomfahs protocolou petição por meio da qual pede informações sobre os gastos e quem bancou tudo.

– Tais participações sem as respectivas prestações de contas podem abrir um precedente perigoso para cumprimento dos deveres institucionais do Supremo Tribunal Federal, violando vários princípios republicanos – diz um trecho do pedido.

*AE

Leia também1 Augusto Nunes, Henkel e Fiuza se reúnem em novo programa
2 Expressão chula, 'Perdeu, mané', fica no topo do Twitter
3 Bolsonaro reaparece no Twitter após mais de uma semana
4 Alckmin anuncia cardiologista de Anitta no Grupo de Transição
5 Mourão explica reclusão de Bolsonaro: 'Uma ferida na perna'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.