Leia também:
X Jornalista lançará livro Flordelis – A Pastora do Diabo no RJ

Embaixador do Brasil tira férias e não recepciona Lula nos EUA

Representante diplomático, no entanto, já havia marcado suas férias antes mesmo da visita do petista, de acordo com membros da embaixada

Paulo Moura - 10/02/2023 15h33 | atualizado em 10/02/2023 20h05

Nestor Forster, embaixador brasileiro nos EUA Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

O embaixador do Brasil em Washington (EUA), Nestor Forster, decidiu tirar férias do cargo e, com isso, não recepcionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a viagem do chefe do Executivo ao país norte-americano. A informação sobre as férias do representante diplomático foi confirmada pelo Itamaraty.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, integrantes da embaixada afirmaram que o diplomata, no entanto, já havia marcado suas férias antes mesmo de Lula anunciar a viagem aos Estados Unidos. Ou seja, não existiria, necessariamente, uma relação entre a ida do petista ao país e as férias de Forster.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, para o posto de embaixador do Brasil na capital dos Estados Unidos, Forster era amigo pessoal do filósofo Olavo de Carvalho, que morreu em janeiro de 2022. Na época, o embaixador chegou a organizar uma missa em homenagem a Olavo.

Em 9 de janeiro deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, decidiu remover o embaixador da representação em Washington. Para o lugar dele, a escolhida foi a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, que já recebeu o agrément (consentimento oficial) dos Estados Unidos. A nova embaixadora, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

Leia também1 Gilmar diz que Zambelli só não foi presa pelo foro privilegiado
2 Brasil recebe ok e Dilma chefiará Banco do Brics, diz colunista
3 Damares responde ao pedido de cassação feito pelo PSOL
4 Moro quer o fim do "Ministério da Verdade" criado por Lula
5 Teste de DNA desmente defesa de Daniel Alves e reforça estupro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.