Embaixador da União Europeia compartilha crítica a Lula
Crítica refere-se à proximidade do presidente petista com ditaduras da América Latina
Pleno.News - 05/02/2023 14h49 | atualizado em 06/02/2023 13h03

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, compartilhou neste domingo (5), em seu perfil oficial nas redes sociais, um artigo jornalístico que critica a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação aos regimes autoritários de Cuba, Venezuela e Nicarágua.
No artigo publicado na Folha de S.Paulo, o colunista Demétrio Magnoli cita as declarações de Lula na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na Argentina, em janeiro, e argumenta que o presidente “celebrou a democracia com uma face enquanto celebrava seus ditadores de estimação com a outra”.
Para Magnoli, que disse que Lula está “fossilizado”, o presidente não aproveitou seu discurso para defender eleições livres na Venezuela, Cuba e Nicarágua e ainda “executou suas acrobacias habituais destinadas a legitimar as tiranias”. O petista também apontou o diálogo como solução para o “problema” na Venezuela, afirmou o colunista.
– O tempo passou na janela e só Carolina não viu – diz um trecho do artigo, em referência à música de Chico Buarque, que foi destacado na publicação do embaixador da UE.
*AE
Leia também1 Lula manda aumentar cachê de artistas via Lei Rouanet
2 Minha Casa, Minha Vida deve levar meses para sair do papel
3 Staff de Lula supõe que Barroso deixará STF antes do tempo
4 Governo Lula já deu mais de 100 entrevistas à Globo após vitória
5 Vereadora que apontou suposto gesto nazista em atos é cassada