Leia também:
X “Contagem simultânea de votos já é realizada na eleição”, diz TSE

Embaixada do Brasil confirma contato com familiares de Dom Phillips

Embaixada se recusou a informar o teor das conversas com a família do jornalista

Pleno.News - 13/06/2022 16h53 | atualizado em 13/06/2022 17h26

A Embaixada do Brasil em Londres confirmou, nesta segunda-feira (13), que vem mantendo contato com familiares do jornalista inglês Dom Phillips, no Reino Unido, a respeito do desaparecimento dele e do indigenista Bruno Pereira, no Vale do Javari, na Amazônia. A embaixada se recusou, porém, a informar o teor dessas conversas.

Mais cedo, o jornal The Guardian, para com o qual Phillips colaborava, publicou relato de familiares do correspondente estrangeiro, segundo os quais diplomatas brasileiros disseram a eles, por meio de um telefonema na manhã desta segunda, que os corpos de ambos haviam sido localizados na selva.

A Polícia Federal (PF), que lidera as investigações, negou ter encontrado os corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira.

– Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips – declarou o comitê de crise, liderado pela Superintendência da PF no Amazonas.

Associação de indígenas Unijava, que auxilia nas buscas, também negou a informação.

Segundo a PF, “foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos”.

No sábado (11), o presidente Jair Bolsonaro disse que investigadores recolheram material que aparentava ser “vísceras” humanas no rio.

– A Embaixada tem mantido contato com a família de Dom Phillips, a pedido desta. A Embaixada não se pronunciará sobre o conteúdo desses contatos. Informações atualizadas sobre o caso devem ser solicitadas às autoridades responsáveis, no Brasil – disse a representação diplomática brasileira no Reino Unido, em resposta ao Estadão.

Conforme o Guardian, um auxiliar do embaixador brasileiro, Fred Arruda, teria telefonado à família de Phillips e dito que não só os corpos haviam sido encontrados, como revelado detalhes. O jornal diz que, conforme esse diplomata, os cadáveres estariam amarrados em uma árvore na mata.

– Ele disse que gostaria que soubéssemos que haviam sido encontrados dois corpos – disse o cunhado de Dom Phillips, Paul Sherwood, conforme declaração reproduzida pelo jornal britânico.

E continuou:

– Ele não descreveu onde foram encontrados e só disse que era na floresta e que estavam amarrados a uma árvore e não haviam sido identificados ainda – ressaltou.

*AE

Leia também1 Família de Dom Phillips recebeu informações sobre corpos
2 PF nega que corpos de Dom e Bruno tenham sido encontrados
3 Bolsonaro: Indícios levam a crer em maldade contra Dom e Bruno
4 Esposa diz que corpos de Dom Phillips e Bruno foram achados
5 Polícia Federal diz que objetos encontrados são de Dom e Bruno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.