Em vídeo, Gleisi mente sobre suposta “inocência” de Lula
Lula não foi inocentado por nenhum juiz
Pierre Borges - 29/12/2021 17h20 | atualizado em 29/12/2021 17h26
A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, mentiu em uma mensagem de Natal gravada para a militância do partido. No vídeo, ela comemora a “conquista da liberdade plena e da inocência” do ex-presidente Lula, mesmo sem que qualquer juiz tenha declarado o petista inocente.
De acordo com a coluna Radar, da Veja, o vídeo tem 1 minuto e 50 segundos e também mostra Gleisi criticando o governo Bolsonaro.
ENTENDA
Embora o Supremo Tribunal Federal (STF), de fato, tenha derrubado as ações judiciais contra Lula, a decisão não equivale à declaração de inocência. A Corte entendeu que a competência para julgar os supostos casos de corrupção envolvendo o petista deveriam ser analisados pela Justiça Federal em Brasília, local em que os crimes teriam ocorrido, e não em Curitiba.
A decisão ocorreu em abril deste ano, quando o Supremo declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito na condução do julgamento de Lula. A maioria dos ministros apontou que Moro agiu com parcialidade no caso.
Na teoria, a decisão implica a abertura de um novo processo, feito do início, para julgar Lula na Justiça de Brasília. Na prática, o segundo julgamento pode nunca vir a acontecer, uma vez que o Ministério Público Federal (MPF) já defendeu o arquivamento por prescrição do caso do tríplex.
Mesmo podendo disputar as eleições, Lula terá que enfrentar os processos, caso a Justiça não entenda que houve prescrição dos casos.
Leia também1 Morre o cantor Maurílio, da dupla com Luiza, aos 28 anos
2 Crise na Argentina faz governo aumentar tarifas de luz e gás
3 Fux ordena prisão de argentino acusado de estuprar o filho
4 Bolsonaro avisa que irá disputar jogo de futebol com sertanejos
5 Chuvas na Bahia foram as mais intensas do planeta no período