Leia também:
X Nikolas Ferreira é o deputado federal mais bem votado em MG

Em SP, Marcos Pontes contraria pesquisas e é eleito senador

O ex-ministro da gestão Bolsonaro superou Márcio França

Pleno.News - 02/10/2022 21h26 | atualizado em 02/10/2022 21h29

Ministro Marcos Pontes Foto: Carolina Antunes/PR

O astronauta e ex-ministro da gestão Bolsonaro Marcos Pontes (PL) superou o favorito das pesquisas Márcio França (PSB) e venceu a corrida pelo Senado por São Paulo. Com 93,69% das urnas apuradas, o astronauta aparece com 49,91% dos votos válidos.

França, que já foi governador paulista, ficou com 35,97%, seguido pelo deputado estadual Edson Aparecido (MDB), com 7,69% dos votos válidos, e Janaina Paschoal (PRTB), que ficou com 2,10%. Pontes substituirá o atual senador José Serra (PSDB), que encerra seu mandato no Senado.

Pontes nasceu em Bauru (SP) e tem 59 anos. É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ficou conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço em 2006, quando partiu para a Estação Espacial Internacional a bordo da nave russa Soyuz TMA-8.

Em 2018, foi eleito segundo suplente do então senador Major Olimpio, morto vítima de Covid-19. Foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Bolsonaro de 2019 a 2022.

Entre suas principais propostas estavam aumentar o número de creches, reajustar o salário dos policiais militares, trabalhar pela reforma tributária, estimular parcerias com empresas e instituições de ensino estrangeiras e financiar mais pesquisas. Pontes tem como primeiro suplente o Professor Alberto e como segundo suplente Sirlange Manga, ambos do PL.

*AE

Leia também1 Tarcísio lidera disputa em SP e vai ao 2° turno contra Haddad
2 Vice-presidente Hamilton Mourão é eleito senador no RS
3 Sérgio Moro é eleito senador pelo Paraná com 33% dos votos
4 Magno Malta é eleito como senador do Espírito Santo
5 Ex-ministra Damares Alves é eleita senadora pelo DF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.