Leia também:
X Em rede social, Marcelo Crivella cobra dívida da Globo

Em solenidade, Luiz Fux assume a presidência do STF

Ministro ficará à frente da Corte por um período de dois anos

Henrique Gimenes - 10/09/2020 16h36 | atualizado em 10/09/2020 17h27

Ministro Luiz Fux toma posse como presidente do STF Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu a presidência do Tribunal. Ele irá comandar a mais alta Corte do país por um período de dois anos no lugar do ministro Dias Toffoli. Já a ministra Rosa Weber assumiu como nova vice-presidente do STF.

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do procurador-geral da República, Augusto Aras, e outras autoridades.

Em seu discurso de posse, Fux prestou um tributo às “mais de 120 mil mortes” por Covid-19 no país e falou sobre a pluralidade da sociedade.

– É somente através da justaposição entre os diferentes que construímos soluções mais justas para os problemas coletivos. Por isso mesmo, democracia não é silêncio, mas voz ativa. Não é concordância forjada seguida de aplausos imerecidos, mas debate construtivo e com honestidade de propósitos – afirmou.

Luiz Fux foi indicado ao cargo pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011. O ministro já foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral e foi membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O ministro é doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de autor de livros sobre o tema. Fux presidiu também comissão que responsável pelo anteprojeto do novo Código de Processo Civil em 2015, que vigora atualmente.

Leia também1 Indicado por Dilma, Luiz Fux tem trajetória polêmica no STF
2 Toffoli nega recurso de Witzel para reassumir Governo do RJ
3 STF envia à PGR prorrogação de inquérito contra Bolsonaro
4 De surpresa, Bolsonaro vai ao STF em despedida de Toffoli
5 Entenda como é escolhido o sucessor da presidência do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.