Leia também:
X Pastor Marcos Pereira e Nívea Silva estão na posse de Lula

Em sessão no Congresso, Lula é empossado como presidente

Mandato segue até o dia 4 de janeiro de 2027

Pleno.News - 01/01/2023 15h20 | atualizado em 02/01/2023 18h43

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficialmente empossado presidente da República neste domingo (1°). No Congresso, Lula falou para cerca de 1 mil pessoas convidadas.

Mesmo com um clima tenso, Lula rejeitou a recomendação da equipe de segurança e optou por desfilar em carro aberto. Ele desfilou com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. No mesmo carro, estavam o vice Geraldo Alckmin (PSB), acompanhado da esposa, Lu Alckmin.

Uma grande operação para garantir a segurança da posse foi montada. Ao todo, a mobilização envolveu cerca de 8 mil agentes. Sem incluir o contingente da Polícia Militar e do Exército, o policiamento na Esplanada e na Praça dos Três Poderes teve 1.500 integrantes – mil policiais federais, 300 policiais civis e 150 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Antes de a cerimônia ter início, um homem chegou a ser preso pela Polícia Militar do Distrito Federal ao tentar entrar na área destinada à posse de Lula com uma faca e fogos de artifício. Nesta terceira administração do petista, a marca do governo federal será União e Reconstrução. Desenvolvida pela equipe do marqueteiro da campanha do petista, Sidônio Palmeira, foi exibida em telão no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

A logomarca traz o Brasil com as cores verde, amarela e azul, além de vermelho e preto, em parte das letras. As palavras-chave do slogan representam, segundo ele, tarefas principais do governo Lula 3.

*AE

Leia também1 Lula avalia MP para prorrogar isenção sobre combustíveis
2 Lula, Alckmin e suas respectivas esposas usam carro aberto
3 Nikolas Ferreira sobre vermelho na posse: "Não é pelo país"
4 Freixo cobra investigação contra Bolsonaro: "Muitos crimes"
5 DF: Homem é preso com rojões e faca perto do local da posse

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.