Leia também:
X Bolsonaro aparece ‘de surpresa’ em cidade na PB e é ovacionado

Em PE, Bolsonaro vai a teste de comportas no rio São Francisco

Presidente afirmou que 1,4 milhão de pernambucanos serão atendidos nesta fase da transposição

Henrique Gimenes - 19/02/2021 15h37 | atualizado em 19/02/2021 17h49

O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira (19), dos testes iniciais do acionamento das comportas do primeiro trecho do Ramal do Agreste, em Sertânia, no Estado de Pernambuco (PE). As obras fazem parte do Eixo Leste do projeto de integração do rio São Francisco.

Ele apertou o botão para o acionamento das comportas do Reservatório Barro Branco, da adutora do Agreste.

– É sempre motivo de muita alegria visitar o nosso Nordeste […] Água é vida. Para este povo sofrido do nosso Nordeste, isso é mais do que ganhar na Mega Sena. A água não tem preço – disse o presidente no evento.

Em suas redes sociais, o presidente afirmou que, nesta fase da transposição, 1,4 milhão de pernambucanos serão atendidos.

O presidente estava acompanhado dos ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, Gilson Machado, do Turismo, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, além do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Marinho afirmou que a obra era apenas mais uma dentre o “cemitério de obras inacabadas, discursos, palavras e recursos desperdiçados” no Brasil.

Iniciada no governo Lula, a não finalização da obra de Transposição do rio São Francisco, segundo o ministro, é resultado de “falta de foco, vontade política e determinação”.

– Mas agora, senhor presidente, estamos dentro de um ministério tendo todo apoio, tendo toda a estrutura, tendo toda a condição para fazermos o que é de sua determinação para trazermos para o Nordeste: segurança hídrica – ressaltou.

Segundo o ministro, até o final deste ano, a obra irá chegar ao Rio Grande do Norte e será finalizado o Eixo Leste.

– O que esse governo fez vai permitir que pelo menos dois terços do semiárido nordestino, onde moram mais de 20 milhões de irmãos brasileiros, tenham respeito e dignidade – afirmou.

Já Bezerra apontou que a obra tem “grande importância para a segurança do país e para o nosso estado”.

O senador celebrou os testes iniciais e disse que estará ao lado de Bolsonaro no Congresso, para a viabilização de outras obras para o estado. Por fim, Bezerra afirmou que é uma “honra” ser o líder do governo de Bolsonaro no Senado.

Em outubro do ano passado, Bolsonaro já havia visitado as obras do Ramal do Agreste, em Sertânia. Na viagem, ele também inaugurou nova etapa de obras do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito (PE).

O presidente deve retornar a Brasília nesta tarde. A previsão de chegada à capital é às 16h30.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro aparece 'de surpresa' em cidade na PB e é ovacionado
2 Ministro Bento Albuquerque é cotado para assumir Petrobras
3 Bolsonaro detona politicagem com vírus: "Máscara está caindo"
4 "Estou em uma festa para a qual não fui convidada", diz vereadora
5 "Anuncio que teremos mudança, sim, na Petrobras", diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.