Leia também:
X Lula chama Bolsonaro de “praga de gafanhotos” e “fascista”

Em oposição a Nunes Marques, Moraes garante: “Quem usar fake news nas eleições será cassado”

Ministro do STF afirmou que a "democracia não admite que milícias digitais tentem capturar a vontade popular"

Pleno.News - 03/06/2022 17h01 | atualizado em 03/06/2022 18h26

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Folhapress/Alan Marques

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a dizer, nesta sexta-feira (3), que a Justiça Eleitoral vai indeferir o registro dos candidatos e cassar os mandatos dos políticos que divulgarem fake news. Moraes será o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de outubro.

A declaração vem após o ministro Kassio Nunes Marques derrubar uma decisão paradigmática e colegiada do TSE que cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR) por disseminar supostas notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.

– Aqueles que se utilizarem de fake news nas eleições terão seus registros indeferidos e seus mandatos cassados, porque a democracia não admite que milícias digitais tentem capturar a vontade popular – disse o ministro.

Questionado sobre a decisão do colega, Moraes afirmou que “isso faz parte do processo”, mas que a posição do TSE é “muito clara, já foi dada em dois casos importantes, e vai ser aplicada nessas eleições”.

– Quem se utilizar de fake news, quem falar de fraude nas urnas, quem propagar discurso mentiroso, discurso fraudulento e discurso de ódio terá seu registro cassado independentemente de candidato a qualquer dos cargos – acrescentou o ministro, que participou do julgamento que determinou a destituição de Francischini em outubro do ano passado.

As declarações foram dadas no VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).

Moraes ainda rebateu um dos principais argumentos usados por Nunes Marques para fundamentar sua decisão: o de que o TSE inovou ao considerar as redes sociais como “meio de comunicação”, equiparando as plataformas aos meios tradicionais, como jornais, rádio e televisão, na hora de decidir se houve uso indevido.

– Para fins eleitorais, as plataformas, todos os meios das redes serão considerados meios de comunicação para fins de abuso de poder econômico e abuso de poder político. Quem abusar por meio dessas plataformas, sua responsabilidade será analisada pela Justiça Eleitoral, da mesma forma que o abuso de poder político, de poder econômico pela mídia tradicional – seguiu Moraes.

Segundo o ministro, a Justiça não pode “fazer a política judiciária do avestruz” e ignorar o impacto das redes sociais nas eleições. Moraes disse ainda que setores dessas plataformas foram “capturados” para divulgar discursos antidemocráticos e falsos.

– A Justiça Eleitoral vai atuar – garantiu.

*AE

Leia também1 PT decide ir ao STF para manter cassação de deputado do PL
2 Nunes Marques reverte cassação de deputados e é parabenizado
3 Nunes Marques devolve cargo a mais um aliado de Bolsonaro
4 STF: Kassio devolve mandato a deputado cassado pelo TSE
5 PCO 'desafia' Moraes, o 'skinhead de toga', e quer dissolução do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.