Leia também:
X ‘Profeta do caos’, Átila Iamarino é cancelado pelos próprios fãs

Em live, Bolsonaro pede ao povo que economize energia

Presidente mostrou preocupação com o estado dos reservatórios brasileiros

Henrique Gimenes - 03/12/2020 20h05 | atualizado em 03/12/2020 21h58

Presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal Foto: Reprodução

Em sua tradicional live pelas redes sociais nesta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro abordou a questão da bandeira tarifária nas contas de luz e fez um apelo à população brasileira para que tente economizar energia.

Bolsonaro falou sobre o assunto ao questionar o ministro de Minas de Energia, Bento Albuquerque, sobre os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do país.

– Os reservatórios estão muito baixos, presidente, dentro dos registros que temos no Ministério de Minas e Energia. Desde 2000 não se tem uma seca tão grande nos reservatórios do Sul e desde 2015 nos do Centro-Oeste e Sudeste do país. E isso nos levou, presidente, a adotarmos medidas, como colocar as usinas termelétricas gerando energia – explicou o ministro.

Bolsonaro então falou sobre outras fontes de energia no país, defendeu as usinas nucleares e tratou de outras questões. O presidente então retomou o assunto da energia elétrica no país e pediu aos seguidores que tentem economizar.

– Um apelo que eu faço a vocês, que é do ministro Bento também, depois em especial do que ele falou sobre os reservatórios (…) Lá em casa já estamos em campanha para economizar energia. Tenho certeza que você que está em casa agora pode apagar uma luz aí (…) Evitar o desperdício. Tome banho um pouquinho mais rápido, porque ajuda a manter os reservatórios um pouco mais altos – pediu.

Ele também explicou a situação da cobrança da taxa extra nas contas de energia elétrica e disse que a medida é uma necessidade no momento.

– Um apelo que eu faço. Apague uma luz. Se for possível, ligue o ar-condicionado mais tarde e desligue um pouco mais cedo (…) Ajude a gente, porque isso que estamos fazendo agora, a bandeira vermelha (…), você pode compensar esses R$ 6 fazendo uma economia que é bom para todos nós. E dizer que não é maldade da gente, não é para arrecadar mais. É porque estamos usando energia de fonte mais cara (…) Então fica bem mais caro (…) Tão logo volte à normalidade, acaba com a bandeira – destacou.

Leia também1 Bolsonaro justifica alta na conta de luz: "Poderemos ter apagões"
2 Prepare o bolso! Taxa extra volta às contas de luz em dezembro
3 Bolsonaro e filhos se reúnem: "Quero ver a esquerda aguentar"
4 'Melhor prefeito do Brasil' se encontra com Jair Bolsonaro
5 Bolsonaro sobre vacina: "Se tiver problema, não vão me cobrar"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.