Leia também:
X Cadela viraliza ao “roubar” dentadura da avó da dona

Em lançamento de projeto, Bolsonaro faz elogio a Moro

Presidente afirmou que ministro é 'patrimônio nacional'

Ana Luiza Menezes - 29/08/2019 16h35 | atualizado em 29/08/2019 16h40

Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Justiça, Sergio Moro Foto: Carolina Antunes/PR

Nesta quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro elogiou publicamente o ministro da Justiça. As declarações foram feitas no lançamento do projeto Em Frente, Brasil, pacote de combate à criminalidade violenta elaborado pelo ministro.

O chefe do Executivo chamou Moro de patrimônio nacional e citou o nome dele cinco vezes. Ele também agradeceu o fato de o ex-juiz ter aceitado fazer parte de sua gestão.

– Obrigado, Sergio Moro. Vossa Senhoria abriu mão de 22 anos de magistratura para não entrar em uma aventura, mas para entrar na certeza de que todos nós juntos podemos, sim, fazer melhor pela nossa pátria”, disse.

Segundo Bolsonaro, a iniciativa do ministro “é muito bem-vinda” e “vai dar certo”.

Com o intuito de prestigiar Moro, o presidente desceu a rampa interna do Palácio do Planalto ao seu lado e, em um aceno público, fez questão de abraçá-lo durante o trajeto. Os dois foram aplaudidos pela plateia de convidados, integrada por deputados federais do PSL.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também elogiou Moro em discurso e disse que ele é o “melhor ministro da Justiça e da Segurança Pública da história e que o Brasil terá nos próximos anos”.

Moro retribuiu os elogios de Bolsonaro. Ele disse que a iniciativa foi elaborada seguindo as orientações do presidente e afirmou que a política de seu governo para a segurança pública tem sido exitosa.

– É importante destacar, e isso não tem tido a necessária exposição na imprensa, que a criminalidade vem reduzindo no governo Bolsonaro significativamente. Não me lembro de outro período histórico em que tivesse ocorrido uma redução de 20% nos homicídios nos quatro primeiros meses – afirmou.

Moro destacou ainda que tem havido no país um esforço do governo para a “redução substancial da perda de vidas” com a violência.

– É um objetivo que vale a pena. O que vimos no passado era a União distante da criminalidade violenta. O governo federal era mais atuante em outro tipo de criminalidade. E a União atuava de uma maneira reativa – disse.

O projeto-piloto Em Frente, Brasil tem como objetivo enfrentar a criminalidade violenta no país em ações conjuntas com os governos federal, estaduais e municipais. Ele será inicialmente implementado em cinco cidades: Ananindeua, no Pará, Paulista, em Pernambuco, Cariacica, no Espírito Santo, São José dos Pinhais, no Paraná, e Goiânia, capital de Goiás.

Para a fase inicial, o plano têm custo de R$ 20 milhões, além de gasto com a mobilização de 500 policiais da Força Nacional de Segurança e de outros recursos que serão discutidos para aplicação a partir de 2020. O lançamento da iniciativa, preparada há meses por Moro, ocorre no momento em que o ministro passa por um processo de esvaziamento no cargo, com interferências diretas do presidente.

*Folhapress

Transmissão ao Vivo: Solenidade de Lançamento do Projeto em Frente Brasil

Boa tarde, estamos transmitindo ao vivo agora a Solenidade de Lançamento do Projeto em Frente Brasil

Posted by TV BrasilGov on Thursday, August 29, 2019

Leia também1 Bolsonaro diz que fará visita ao Templo de Salomão
2 Kataguiri e Eduardo Bolsonaro discutem em rede social
3 EUA: Trump receberá Eduardo Bolsonaro na Casa Branca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.