Leia também:
X Cabeça d’água causa 3 mortes; uma pessoa está desaparecida

O Globo diz que deixar crianças longe da escola foi ‘um crime’

Em editorial, jornal repercutiu um estudo feito em conjunto pela Unesco, Unicef e Banco Mundial sobre o tema

Pleno.News - 13/12/2021 15h31 | atualizado em 13/12/2021 16h31

Em editorial, O Globo diz: ‘Deixar crianças em casa foi um crime’ Foto: Pexels

Em editorial publicado pelo jornal O Globo neste domingo (12), o veículo aponta que “manter as crianças longe da escola por tantos meses” foi um “crime de reparação longa e custosa, que deixará marcas profundas em toda uma geração”. O jornal repercutiu as conclusões de um estudo sobre o tema realizado em conjunto entre a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Banco Mundial.

Chamado de A path to recovery (Um caminho para a recuperação), o relatório apontou que 1,6 bilhão de crianças em 188 países foram afetadas pelo fechamento das escolas, com uma média de 121 dias de aula totalmente perdidos e 103 parcialmente. Além disso, continuou o documento, o ensino remoto ou híbrido adotado durante a pandemia foi insatisfatório e gerou uma “perda de aprendizado brutal”.

O levantamento analisou o caso da cidade de São Paulo e apontou que, desde o início da pandemia de Covid-19, as crianças do município aprenderam apenas 27,5% do que teriam aprendido com aulas presenciais.

Além disso, o documento analisado pelo jornal aponta que “as consequências para a geração atual de crianças e jovens serão duradouras se não agirmos rápido” e recomenda, como primeira medida, a reabertura das escolas. ““Para evitar que as perdas se tornem permanentes, é essencial que os países implementem um pacote de recuperação do aprendizado; mesmo que o conjunto específico de intervenções possa ser diferente, o objetivo deveria ser garantir que as crianças e adolescentes fiquem na escola e alcancem pelo menos o mesmo nível de competência das gerações que não foram expostas à pandemia”, continua o relatório.

Por fim, o jornal afirma que a educação das crianças deveria ser vista com “urgência” e “prioridade” não apenas do Ministério [da Educação] “ou das secretarias estaduais e municipais de educação, mas de todos os candidatos que tentarão conquistar o voto dos brasileiros nas urnas no ano que vem”.

Leia também1 Mendonça irá celebrar posse no STF com culto, em vez de festa
2 No RJ, Bolsonaro é visto no ponto de ônibus, e Eduardo Paes reage
3 Mau tempo faz Jair Bolsonaro cancelar agenda no Paraguai
4 'Decisão se cumpre', diz Mourão sobre passaporte da vacina
5 Catástrofe: Chega a 8 o número de mortos pelas chuvas na Bahia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.