Leia também:
X Lula pretende “resgatar Paulo Freire” na educação

Em editorial, Folha defende as urnas e “ataca” Jair Bolsonaro

Jornal afirmou que o presidente promove "uma ofensiva estúpida contra uma valiosa conquista nacional"

Henrique Gimenes - 15/05/2022 15h17 | atualizado em 16/05/2022 10h34

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

Neste domingo (15), o jornal Folha de S.Paulo publicou um editorial criticando o presidente Jair Bolsonaro e em defesa das urnas eletrônicas. De acordo com o veículo, Bolsonaro promove uma “uma ofensiva estúpida contra uma valiosa conquista nacional e, ao fim e ao cabo, contra todos os eleitores e eleitos do país”.

No texto, o jornal aponta que “em 1996, quando as urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nos principais colégios eleitorais, havia preocupação com dificuldades que os votantes poderiam ter no manejo da inovação. Os temores se mostraram exagerados, bem como foram poucos os problemas técnicos naquela primeira experiência”.

A Folha ressaltou ainda que “ao longo de mais de duas décadas e 13 anos eleitorais, nada se registrou que pudesse amparar as suspeitas que Jair Bolsonaro (PL) lança, interessada e irresponsavelmente, sobre as urnas. Ele próprio conquistou no período cinco mandatos de deputado federal e um de presidente da República — não sofreu derrota, aponte-se, em votações informatizadas”.

“A alternância de poder tem sido observada em todas as instâncias de governo, o que desmoraliza teses conspiratórias de favorecimento. Os terminais digitais captaram tanto a ascensão do PT nos anos 2000 quanto a onda direitista e antipolítica de 2018”, prosseguiu o jornal.

Por fim, a Folha afirmou que Bolsonaro, ao criticar as urnas, “prega no vazio” e que “trata-se de uma ofensiva estúpida contra uma valiosa conquista nacional e, ao fim e ao cabo, contra todos os eleitores e eleitos do país”.

Leia também1 TSE encerra teste nas urnas eletrônicas sem achar falhas
2 Bolsonaro: Sachsida tem carta branca para privatizar Petrobras
3 Lula pretende "resgatar Paulo Freire" na educação
4 Petistas veem "prejuízo" para Lula no embate com Bolsonaro
5 Gregório Duvivier pede que eleitores de Ciro votem em Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.