Leia também:
X Projeto na Câmara pode proibir a postagem de alguns versículos bíblicos nas redes sociais

Estadão critica o governo Lula: “Política de destruição”

Editorial foi publicado neste domingo

Pleno.News - 23/04/2023 15h05 | atualizado em 24/04/2023 19h22

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em editorial publicado neste domingo (23), o Estadão apresenta críticas ao governo Lula e questiona “qual Brasil voltou” com o retorno do petista ao comando do Executivo. Segundo o jornal, “os brasileiros [que foram] fundamentais para a apertada vitória do petista em 2022 foram descartados por Lula cedo demais – e sem o menor constrangimento, haja vista o discurso arrogante e as atitudes do presidente”.

– O presidente Lula da Silva tem bradado que, com ele, “o Brasil voltou”. Pois bem. Imodéstia à parte, é o caso de perguntar: afinal, de que Brasil se está falando? Que país é esse que estaria de volta? É seguro afirmar que não é o Brasil pelo qual ansiavam milhões de eleitores moderados que, mesmo conhecendo bem o passado de malfeitos dos governos petistas, entenderam que a eventual reeleição de Jair Bolsonaro, um dos mais desqualificados, indecorosos e patrimonialistas presidentes em toda a história republicana, representava uma tragédia a ser evitada a qualquer custo. Esses brasileiros fundamentais para a apertada vitória do petista em 2022 foram descartados por Lula cedo demais – e sem o menor constrangimento, haja vista o discurso arrogante e as atitudes do presidente – aponta o editorial.

O Estadão defende ainda que Lula “tem conduzido o Brasil por um caminho perigoso”.

– O governo tem tomado um rumo que, se não chega a configurar estelionato eleitoral – pois só o mais lhano dos cidadãos haveria de acreditar que Lula, de volta ao poder, faria algo muito diferente do que está fazendo –, tampouco sinaliza que, se não os esqueceu, ao menos Lula teria aprendido alguma coisa com os erros cometidos em um passado não muito distante.

O texto destaca que o que se viu até agora “é igualmente uma política de destruição de marcos republicanos, tais como a lei das estatais, o marco legal do saneamento, a reforma do ensino médio, entre outros”.

– É o fisiologismo desbragado na relação entre Executivo e Legislativo. É a tolerância à invasão de terras pelos companheiros do MST. O Brasil que tantos anseiam por ver de volta é o país que, unido, soube superar a ditadura militar, consolidar a democracia e derrotar a inflação e a instabilidade econômica. Com Lula, ao que parece, esse Brasil não voltará tão cedo – diz o jornal.

Leia também1 Petistas atacam Zema por post sobre a Inconfidência ser 'golpe'
2 Ordem honorífica: Presidente de Portugal condecora Janja
3 PF ouve militares do GSI vistos em imagens dos atos de 8/1
4 Lula se desculpa por fala sobre pessoas com deficiência
5 Cappelli diz que entregou vídeos na íntegra para o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.