Em discurso, general afirma: ‘Minha espada não tem partido’
Declaração foi dada pelo chefe do Estado-Maior do Exército, em cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro
Pleno.News - 08/04/2021 15h04 | atualizado em 08/04/2021 16h10

Nesta quinta-feira (8), o general Antonio Amaro, chefe do Estado-Maior do Exército, fez um discurso e afirmou: “Minha espada não tem partido”. A declaração foi dada ao lado do presidente Jair Bolsonaro durante uma cerimônia de promoção de oficiais generais.
A fala foi uma referência ao patrono do Exército, Duque de Caxias. Antonio Amaro lembrou que o próprio Bolsonaro usou a frase durante discurso pelo Dia do Soldado, em 2020.
– A virtude personificada por Caxias já mereceu também, por parte do comandante supremo das Forças Armadas [Bolsonaro], uma referência especial por ocasião do Dia do Soldado de 2020. Naquela ocasião, o presidente da República, Jair Bolsonaro, fez citação à famosa frase proferida pelo Duque, que sendo ele do partido conservador, mas compromissado com a pátria, ao ser convidado pelo imperador Dom Pedro II para ser o comandante-chefe, na Guerra da Tríplice Aliança, assim declarou: “Aceito o convite, a minha espada não tem partido” – apontou.
O chefe do Estado-Maior do Exército também falou sobre a importância de se defender a pátria.
– Neles [nos soldados], a destreza técnica e a habilidade para refrega devem continuar amparadas nas rígidas bases da hierarquia e da disciplina e na prática dos valores morais mais caros à nossa sociedade – destacou Amaro.
Leia também1 Bolsonaro elogia o Exército e diz: "Representa uma estabilidade"
2 Defensoria da União intima João Doria a responder sobre vacinas
3 Partido de Lira cobra mais espaço na equipe de Bolsonaro
4 Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro
5 Em jantar, Bolsonaro promete acelerar vacinação no país