Leia também:
X PGR afirma que não vê “desvio de finalidade” em trocas na PF

Lula ataca Bolsonaro e chama Moro de “figura grotesca”

Petista deu declarações neste sábado

Pleno.News - 19/03/2022 16h20 | atualizado em 20/03/2022 14h34

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Isaac Esquivel

Neste sábado (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o Congresso Nacional, a política de preços da Petrobras e o processo de privatização da Eletrobras. Ele deu declarações durante um discurso a membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo o petista, a atual composição da Câmara e do Senado representa “talvez o pior Congresso que tivemos na história do Brasil.”

Durante uma visita a um assentamento do MST em Londrina, no Paraná, Lula pediu que seus apoiadores se dediquem à eleição de deputados e senadores que possam dar sustentação a um eventual governo petista. Segundo Lula, com o esquema do orçamento secreto, a Câmara passou a governar o país ao invés do presidente da República.

Lula questionou ainda o estabelecimento de uma comissão para discutir o semipresidencialismo, defendida pelo presidente da Câmara, Arhtur Lira (Progressistas).

O petista também criticou o que chamou de “destruição da Petrobras” e se manifestou a respeito da política de preços da petroleira.

– Estamos pagando gasolina em dólar quando recebemos salário em real, os trabalhadores da Petrobras recebem em real, as plataformas são fabricadas em real. A Petrobras está tendo lucro exorbitante, não para investir em tecnologia e autossuficiência, mas para dividir entre os acionistas – disse o ex-presidente.

Ele também afirmou que os deputados deveriam agir para barrar o processo de privatização da Eletrobras, já na sua segunda etapa no Tribunal de Contas da União (TCU).

Lula atacou Bolsonaro e citou a pandemia da Covid-19.

– Este cara [Jair Bolsonaro] não visitou uma família que morreu de Covid-19. Não teve uma palavra de afeto para quem morreu. Ele desrespeitou a ciência. Montou uma quadrilha no Ministério da Saúde com o Pazuello para comprar vacina, mesmo não acreditando em vacinas.

Críticas também foram feitas ao ex-juiz, Sergio Moro, a quem o petista chamou de “figura grotesca”.

– Eu não sei como uma figura grotesca, como o Moro se mete a ser candidato a ser presidente da República. O que ele entende de povo, de pobreza, mundo do trabalho, entenda da exploração do povo? Nada. Ele mal e porcamente aprendeu a ler e decorar o código penal, mesmo nos meus processos ele mentiu, porque não teve como me condenar.

*Com informações da AE

Leia também1 José Dirceu defende posição da Rússia na guerra com a Ucrânia
2 Daciolo: 'Bolsonaro, Lula e Moro são da Nova Ordem Mundial'
3 Lula faz exames em hospital antes de decidir se "vai às ruas"
4 Alckmin anuncia filiação ao PSB para ser vice na chapa de Lula
5 Moro provoca Lula sobre Petrobras e lembra da Lava Jato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.