Leia também:
X PF deflagra 4ª fase de operação contra envolvidos em atos no DF

Em depoimento, Torres diz não saber quem é autor de minuta

Ex-ministro foi ouvido por cerca de 10 horas pela Polícia Federal

Pleno.News - 03/02/2023 08h23 | atualizado em 03/02/2023 10h27

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça Foto: Tom Costa / MJSP

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres prestou depoimento por cerca de dez horas à Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (2), e negou ter escrito a minuta apreendida na sua casa que previa Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na oitiva, o ex-ministro também negou ter conversado sobre o documento com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Anderson Torres está preso preventivamente por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) na investigação sobre o papel de autoridades públicas nos atos ocorridos no dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes.

O ex-ministro disse que “não tem ideia” de quem elaborou a minuta achada em sua casa e que acredita ter recebido o documento em seu gabinete no Ministério da Justiça.

Quando os manifestantes invadiram os prédios do STF, do Congresso e do Planalto, no dia 8 de janeiro, Anderson Torres estava de férias com a família dos Estados Unidos. Ele havia sido nomeado há uma semana para comandar a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, cargo que ocupava antes de integrar o governo federal.

CELULAR DE TORRES TAMBÉM É ALVO DE QUESTIONAMENTO
Durante seu depoimento, o ex-ministro também precisou explicar por qual motivo não trouxe o celular quando se entregou à Polícia Federal para ser preso preventivamente no último dia 14 de janeiro. Torres, por sua vez, respondeu que perdeu o aparelho quando estava nos Estados Unidos.

– Indagado a respeito da localização do seu aparelho celular informou que não o deixou nos Estados Unidos, mas o perdeu; que com a decretação de sua prisão no Brasil, passou a ser procurado por uma infinidade de pessoas, ocasião em que resolveu desligar o celular; que não sabe onde ele se encontra, mas pode fornecer a senha da nuvem – diz um trecho do depoimento.

*Com informações AE

Leia também1 PF deflagra 4ª fase de operação contra envolvidos em atos no DF
2 Lula se encontra com secretária do Foro de São Paulo
3 Do Val diz que Moraes o orientou para conversa com Bolsonaro
4 General Heleno rechaça ideia de GSI e Abin em trama de golpe
5 Lula volta a disparar críticas contra a autonomia do BC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.