Leia também:
X Polícia acha bilhete que atraiu família de Elizamar até chácara

Em crise com militares, Lula dispensa número 2 do GSI

General Carlos José Russo Assumpção Penteado será substituído por Ricardo José Nigri

Lucas Dias - 24/01/2023 13h29 | atualizado em 24/01/2023 15h09

Presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert/PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) substituiu o general Carlos José Russo Assumpção Penteado do cargo de secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pelo general Ricardo José Nigri. A troca ocorre em meio ao clima de desconfiança causado pelos protestos e depredações na Praça dos Três Poderes em Brasília, no último dia 8 de janeiro.

Devido a ausência de Lula no país, o documento foi assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e pelo ministro da Defesa, José Múcio. A decisão consta no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23).

De acordo com informações da Folhapress, o motivo da troca é a proximidade de Carlos José com o ex-chefe do GSI, o general Augusto Heleno, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

A decisão de integrar Nigri como secretário-executivo ocorre devido ao seu histórico nas atividades das Forças Armadas, quando ele atuava no gabinete do ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas. Ele também chefiou Missões de Paz e Aviação, atuou como inspetor-geral das Polícias Militares e comandou a Aviação do Exército em Taubaté, São Paulo.

O governo Lula vem acumulando demissões a militares desde os atos do dia 8 de janeiro. Até o momento, mais de 80 oficiais foram exonerados de cargos ligados ao Planalto. A ideia é fazer uma espécie de expurgo após a saída de Bolsonaro.

Leia também1 Lula dá resposta ríspida ao ser indagado sobre BNDES e moeda
2 Dilma deve ocupar cargo "bem longe" no exterior, diz portal
3 Maduro apoia criação de moeda comum para a América do Sul
4 BNDES: Venezuela e Cuba devem mais de R$ 2,7 bilhões
5 PF prende homem que destruiu relógio de dom João VI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.