Leia também:
X Bolsonaro irá ao Japão para cerimônia de novo imperador

Em carta, Lula desafia a Lava Jato e recusa semiaberto

Ex-presidente afirmou que não quer barganhar seus direitos

Gabriela Doria - 30/09/2019 16h56 | atualizado em 30/09/2019 19h55

Ex-presidente recusa progressão para o regime semiaberto Foto: Folhapress/Marlene Bergamo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma carta na tarde desta segunda-feira (30) na qual diz que não aceita barganhar seus direitos para sair da prisão.

– Não troco minha dignidade pela minha liberdade. Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade – disse.

A carta foi divulgada após a força-tarefa da Operação Lava Jato ter recomendado à Justiça Federal que conceda a progressão de regime ao petista, que está preso desde abril de 2018.

Lula atingiu a marca de um sexto da pena por corrupção e lavagem no caso do tríplex do Guarujá, principal requisito para que ele saia do regime fechado de prisão.

Em documento protocolado na tarde de sexta-feira (27), a equipe da Lava Jato afirma que Lula já cumpre as condicionantes para que progrida de regime.

A recomendação, assinada pelos 15 procuradores do grupo de Curitiba, incluindo o coordenador Deltan Dallagnol, agora será avaliada pela juíza Carolina Lebbos, responsável por administrar o dia a dia do cumprimento da pena.

Lula já havia manifestado anteriormente que só pretendia deixar a prisão sendo considerado inocente pela Justiça. O petista resiste, por exemplo, à possibilidade de usar tornozeleira eletrônica.

Na carta desta segunda, Lula diz que os procuradores que ajudaram a condená-lo deveriam se desculpar.

– Tudo que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à democracia, à Justiça e ao país. Já demonstrei que são falsas as acusações que me fizeram. São eles e não eu que estão presos às mentiras que contaram ao Brasil e ao mundo – afirma.

*Folhapress

Leia também1 Juíza pede que PF apresente boa conduta carcerária de Lula
2 Gleisi e Haddad visitam Lula e discutem saída da prisão
3 Assessor de deputado do PSL usa foto de Lula como alvo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.