Leia também:
X Eduardo protocolará projeto contra exigência de máscara

Em busca de apoio, Lula fará reunião com governadores

Petista prometeu que reunião seria uma de suas primeiras medidas após a posse

Pleno.News - 24/11/2022 10h34 | atualizado em 24/11/2022 10h50

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP27 Foto: EFE/EPA/KHALED ELFIQI

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se antecipou e já convidou todos os governadores eleitos para uma reunião, no próximo dia 7, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a campanha, Lula prometeu que a reunião com os governantes estaduais seria uma de suas primeiras medidas após tomar posse.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ibaneis é coordenador do Fórum Nacional de Governadores, instância de diálogo criada para ser palco de uma ação coordenada de decisões de interesses dos estados.

Ele disparou convites para o encontro com Lula, no qual diz que “serão debatidas questões prioritárias para o país, no contexto de renovação do compromisso democrático nacional”.

O futuro governo tenta construir pontes com os estados por meio de interlocutores. Uma das pautas que Lula e governadores devem discutir, entre outros assuntos, é a perda de arrecadação com as desonerações do ICMS, principal imposto cobrado pelos governos regionais, aprovadas pelo Congresso para combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte.

Lula quer um pacto com governadores eleitos para avançar na reforma tributária, uma promessa de sua campanha eleitoral que dependerá de alinhamento com os estados e também com o Congresso.

*AE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.