Em audiência pública, Supremo debate direitos autorais
Tribunal ouviu gravadoras e especialistas sobre o tema
Pleno.News - 27/10/2025 21h11 | atualizado em 28/10/2025 11h13

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nesta segunda-feira (27), uma audiência pública para discutir os impactos das novas tecnologias sobre os direitos autorais e os contratos antigos de obras musicais. O debate foi conduzido pelo ministro Dias Toffoli.
A audiência reuniu 23 expositores, entre especialistas, professores e representantes de artistas, gravadoras e associações e entidades ligadas ao setor musical.
O debate foi dividido em dois eixos principais: a exploração econômica de obras intelectuais na era digital e o direito de fiscalização sobre o uso dessas obras nas plataformas.
Segundo o ministro Toffoli, o objetivo é promover um debate amplo e qualificado, reunindo informações técnicas, jurídicas e econômicas que ajudem o STF a decidir sobre a validade desses contratos na era do streaming.
O caso que motivou a audiência foi movido por Roberto Carlos e pelos herdeiros de Erasmo Carlos contra a editora Fermata do Brasil. Eles pedem a revisão de contratos assinados entre 1964 e 1987, que previam apenas a exploração das músicas em formatos analógicos — como LPs, CDs e DVDs —, sem mencionar os meios digitais. As informações são do STF.
Leia também1 RJ: Projeto de lei quer liberar spray de pimenta para mulheres
2 Lula escala Alckmin, Haddad e Vieira para negociar com EUA
3 Eduardo ironiza encontro com Trump: "Zero vitória para Lule"
4 Malásia: "Vão dormir", diz Lula a jornalistas ao voltar para hotel
5 Bolsonaro apoia Caporezzo para o Senado em Minas Gerais



















