Leia também:
X Site dos Correios está fora do ar nesta antevéspera de Natal

Em 1º turno, Câmara de Cuiabá aprova Dia do Orgulho Hétero

Único voto registrado contra o projeto foi de uma vereadora petista

Pierre Borges - 23/12/2021 11h58 | atualizado em 23/12/2021 12h13

Casal hétero casamento
Projeto prevê que o dia seja comemorado no terceiro domingo de dezembro Foto: Pixabay /Tú Anh

A Câmara Municipal de Cuiabá, no Mato Grosso, aprovou na última terça-feira (21) um Projeto de Lei (PL) que cria o Dia do Orgulho Hétero na cidade. A votação foi realizada em primeiro turno e ainda passará por um novo pleito em janeiro, após o retorno das atividades dos vereadores.

O projeto foi apresentado no dia 16 de novembro, quando o vereador tenente coronel Paccola, autor do mesmo, defendeu que houvesse um dia para garantir o direito de todo cidadão afirmar o “orgulho em ser heterossexual”.

O vereador disse que muitas vezes os pais têm dificuldade para explicar aos filhos o motivo da existência do Dia do Orgulho Gay e do Dia do Orgulho Trans. Paccola disse não ter “nada contra esses dias. Acho que cada um tem sua liberdade e tem que lutar por isso. Nós temos orgulho de dizer que somos héteros. Isso não nos faz melhor ou pior que ninguém”.

Além disso, ao falar sobre o projeto que institui o terceiro domingo de dezembro como o Dia do Orgulho Hétero, ele sustenta ainda que o princípio da igualdade, estabelecido pela Constituição Federal, “não pode ser restrita às minorias”.

O primeiro turno da votação aprovou o projeto de forma quase unânime. Dos 16 votos registrados, apenas um foi contra o projeto: o da vereadora Edna Sampaio, a única petista na Casa.

O segundo turno estava previsto para esta quarta-feira (22), em sessão extraordinária, mas foi adiado após o vereador Adevair Cabral pedir vista (maior tempo para análise) sobre o projeto.

Leia também1 Pfizer nega pedido de vacinas infantis da Prefeitura do Rio
2 Exame confirma inchaço no cérebro do cantor Maurílio
3 Joe Biden diz que concorrerá à reeleição se continuar 'saudável'
4 Governo avalia se vai ingressar com processo contra Itapemirim
5 Site dos Correios está fora do ar nesta antevéspera de Natal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.