Eleitores que não votaram têm até maio para regularizar o título
Prazo vale para quem não justificou nem pagou multa
Pleno.News - 09/03/2025 12h40 | atualizado em 09/03/2025 12h43

Quem não votou nas três últimas eleições tem até 19 de maio para regularizar o título de eleitor.
No fim de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral publicou diretriz com orientações sobre a regularização da situação eleitoral de quem não votou, não justificou e nem pagou multas de ausência nos três últimos pleitos, incluindo o 1º e 2º turnos.
A regra não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar e casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.
A consulta às eleitoras e aos eleitores faltosos está disponível nos sites do TSE, dos tribunais regionais eleitorais e nos próprios cartórios, desde 7 de março.
Para regularizar a situação, basta comparecer ao cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento nos sites da Justiça Eleitoral, ou pelo aplicativo e-Título, até 19 de maio, com os seguintes documentos: identidade com foto; título de eleitor ou e-Título; comprovantes de votação; comprovantes de justificativas eleitorais e comprovante de dispensa ou de recolhimento das multas.
A documentação a ser apresentada depende da situação específica do eleitor. Mais informações na página tse.jus.br.
*Agência Brasil
Leia também1 Paulinho da Força sobre Lula: "Enraizado na cultura machista"
2 ONG cita rachadinha: Corrupção foi normalizada no Brasil
3 Projeto quer suspender decreto que dá poder de polícia à Funai
4 MP-SP recorre da decisão que libertou Cravinhos da prisão
5 Bolsonaro rebate Haddad: "Trump não está taxando o próprio povo"



















