Leia também:
X Brasil é hoje um dos países que mais vacina, aponta Bolsonaro

“PSOL é um câncer de hipocrisia que precisa ser extirpado”

Eduardo Bolsonaro criticou pedido, que queria barrar a eleição de Bia Kicis para a presidência da CCJ da Câmara

Ana Luiza Menezes - 04/03/2021 20h08 | atualizado em 05/03/2021 13h23

Deputado federal Eduardo Bolsonaro Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

Na noite desta quinta-feira (4), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou as redes sociais para comentar a decisão judicial que negou um pedido que visava barrar a eleição de Bia Kicis (PSL-DF) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O pedido contra a parlamentar foi apresentado pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

– PSOL é um câncer de hipocrisia que precisa ser extirpado do Brasil. Vale lembrar: o partido ao qual Adélio Bispo foi filiado. A última coisa que são é democratas – declarou Eduardo Bolsonaro.

ENTENDA O CASO
A Justiça Federal do Distrito Federal negou um pedido de Melchionna para tentar barrar a eleição de Bia Kicis para a presidência da CCJ da Câmara. Fernanda tentou obter uma liminar para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não registrasse a candidatura de Bia.

Na decisão, o juiz da 4ª Vara Federal Cível do DF, Itagiba Catta Preta Neto, argumentou que a deputada do PSOL tentava impedir a eleição de Bia ao cargo somente em função de sua atuação parlamentar, oposta à de Fernanda, que é de esquerda.

O juiz afirmou que “todos os deputados e senadores são eleitos para defender ideias, ideais e posições políticas”.

– Deixar de atuar nesse sentido seria trair o voto de seus eleitores e, mesmo isto, não está sujeito à jurisdição. A cada quatro anos é o povo quem julga, sob esse aspecto, os seus parlamentares. Faz isso através do voto – sustentou.

Neto pontuou ainda que é “ilegítima a invasão” do Poder Judiciário em assuntos como a eleição de parlamentar para cargos internos do Legislativo.

– Nem mesmo o povo, no caso pela via da Ação Popular, pode interferir nisso. […] O que a autora pretende, na verdade, é, por ordem judicial, manipular o Parlamento do Brasil. Não há fundamento legal para esse tipo de pretensão. Pelo contrário. Repugna o sentimento republicano e democrático uma tentativa de tolher a atuação do Parlamento – escreveu o juiz.

Publicação do parlamentar Foto: Reprodução

Leia também1 Justiça nega pedido do PSOL para barrar Bia Kicis na CCJ
2 Eduardo Bolsonaro elogia Fábio Wajngarten por 'spray da Covid'
3 Ex-BBB perde ação movida contra Eduardo Bolsonaro
4 Processo de Eduardo Bolsonaro é arquivado pelo Conselho de Ética
5 Eduardo Bolsonaro elogia o tratamento precoce da Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.