Leia também:
X Tela Brasil: Streaming de filmes brasileiros custará R$ 4,4 milhões

Eduardo Leite é vaiado durante discurso em evento com Lula

Governador do Rio Grande do Sul disse que apenas estava cumprindo um "dever institucional"

Paulo Moura - 21/01/2026 15h37 | atualizado em 21/01/2026 16h06

Eduardo Leite ao lado de Lula em evento no RS Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), enfrentou um ambiente hostil durante um evento oficial realizado nesta terça-feira (20), em Rio Grande (RS), que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao subir ao palco, Leite foi recebido com vaias intensas por parte do público e reagiu pedindo respeito, além de ironizar o discurso de “amor” encampado pelo governo.

– Este é o amor que venceu o medo? Estou aqui cumprindo meu dever institucional, em respeito ao cargo que exerço, em nome do povo do Rio Grande do Sul, em respeito ao presidente da República. Todos aqui, eu e o presidente [Lula], fomos eleitos pelo mesmo povo. Eu respeito o cargo do presidente da República, então peço respeito, por favor – repreendeu o governador.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Pleno.News (@plenonews)


Durante a cena, Lula tentou demonstrar um apoio tímido ao governador com aplausos, mas sem se levantar ou se posicionar ao lado de Leite, atitude comum do petista em eventos quando autoridades são alvo de vaias. O gesto, no entanto, não foi suficiente para interromper os protestos vindos da plateia.

Na tentativa de acalmar os ânimos, Leite defendeu a convivência entre diferentes posições políticas, mas as vaias aumentaram quando ele lembrou que a eleição presidencial de 2022 foi decidida por margem apertada e que quase metade do eleitorado optou pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

– Me permitam dizer uma coisa a vocês aqui: 49% dos brasileiros votaram em outro candidato. Se vocês desejam união e construção, não hostilizem aqueles que pensam diferente. Aqui é um ambiente institucional, não é um comício, é muito importante que haja o respeito. Do contrário, a postura de vocês vai incendiar na outra parte – disse.

Leite também fez um apelo por maior atenção do governo federal aos investimentos no estado, mencionando dificuldades enfrentadas para atrair montadoras de veículos e criticando o que chamou de “desequilíbrio federativo”, o que gerou uma nova onda de vaias. O governador ressaltou, no entanto, que não atribuía responsabilidade direta ao presidente, mas a distorções históricas.

– Não estou colocando responsabilidade no presidente, é uma distorção histórica que, em outros momentos, fez com que montadoras saíssem do Rio Grande do Sul por conta de incentivos federais que desequilibram [a situação com outros estados]. Vocês podem vaiar, podem reclamar, mas são números. E nós estamos pedindo que a União olhe para esta região – finalizou.

Leia também1 Por causa das eleições, ministros podem deixar o governo Lula
2 Saiba quem já se uniu a Nikolas na Caminhada pela Justiça
3 Flávio: "Rogério Marinho fará parte do time que vou montar"
4 Ancine autoriza captação de até R$ 18 mi para filme sobre Marielle
5 Bacabal: Anderson Kauan recebe alta hospitalar; saiba mais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.