Eduardo diz estar “100% pronto” para concorrer à Presidência
Deputado licenciado afirmou que aceitará a "missão" caso ela lhe seja dada pelo pai, Jair Bolsonaro
Thamirys Andrade - 03/07/2025 11h33 | atualizado em 03/07/2025 12h04

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) garantiu que está “100% pronto” para concorrer à Presidência da República em 2026, caso seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permaneça inelegível e lhe dê a “missão” de substituí-lo no pleito. A declaração ocorreu na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada em Miami neste fim de semana.
Na ocasião, Eduardo ressaltou que, antes de tudo, é necessário que ele permaneça nos Estados Unidos para lutar por sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
– Primeiro a gente tem que sancionar o Moraes, né? Mas eu acho que, saindo a sanção do Moraes, a gente também tem uma boa janela de oportunidade para deixar o Congresso livre e as instituições do Brasil livres para reagir a tudo isso. Porque, dentro do Congresso, você já tem os votos para a anistia ser aprovada. Falta só o Congresso sair das garras do Alexandre de Moraes. Quando isso acontecer, a gente vai ter a possibilidade de Bolsonaro ser presidente, se candidatar no ano que vem. Mas se ele passar a missão para mim, pode ter certeza de que eu estou 100% pronto para cumpri-la – assegurou.
O congressista antecipou que “a boa notícia é que já está tudo pronto para que as sanções ocorram”.
– Toda a burocracia já foi feita, e elas só não saíram ainda por conta dessa prioridade com o que está se passando agora na guerra de Israel com o Irã, que está tendo o apoio dos Estados Unidos. Então a gente está buscando espaço para que seja dada essa atenção ao Brasil. A gente sabe que o Irã representa o risco de uma guerra nuclear, o risco de arrastar o mundo para uma terceira guerra mundial. Mas o Brasil também: a cada momento que se deixa de sancionar o Moraes, abre-se uma janela de oportunidade para o regime se consolidar – acrescentou.
O FAVORITO DE TRUMP
Como o Pleno.News mostrou na última semana, o governo de Donald Trump tem Eduardo Bolsonaro como seu candidato favorito para enfrentar o presidente Lula (PT) nas eleições de 2026, de acordo com o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
O bom relacionamento entre Eduardo e o governo Trump seria uma das razões para que os EUA apostem no parlamentar, ainda mais depois de ter acesso à pesquisa que mostra Lula com 41,6% das intenções de voto e Eduardo logo atrás, com 39,1%.
A proximidade do deputado com autoridades americanas também chama atenção. Ele tem sido visto com frequência em gabinetes do Executivo e do Legislativo dos EUA, onde é bem recebido por suas posições alinhadas com Washington.
Apesar da simpatia, o entorno de Trump avalia que uma manifestação pública de apoio pode acabar beneficiando Lula. Por isso, os Estados Unidos devem agir com cautela no cenário político brasileiro.
Leia também1 Lula chorou ao falar com pai de Juliana Marins, dizem assessores
2 Ameaça de atentado fecha sede da OAB no Rio de Janeiro
3 CCJ da Câmara aprova projeto de castração química; entenda
4 PT convoca influencers para a campanha taxação BBB. Entenda!
5 MPT vai investigar morte de funcionário em aeroporto