Leia também:
X Por decisão do TRE, Marcelo Crivella está inelegível até 2026

Eduardo Bolsonaro teria sido um bom embaixador, diz chanceler

Ernesto Araújo participou de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado

Pleno.News - 24/09/2020 17h07 | atualizado em 24/09/2020 21h54

Deputado Eduardo Bolsonaro e chanceler Ernesto Araújo Foto: EFE/SHAWN THEW

Nesta quinta-feira (24), o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), teria sido um bom embaixador do Brasil nos Estados Unidos (EUA). A declaração foi dada durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O chanceler foi convidado pelos senadores a explicar a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, ao Brasil, ocorrida na semana passada.

Aos parlamentares, ele falou sobre a ideia de Bolsonaro de indicar o filho para o posto em 2019, o que acabou não acontecendo.

– Não há nenhum requisito de que seja membro da carreira diplomática [para ser embaixador] e continuo achando que o deputado [Eduardo] Bolsonaro teria todas as condições de bem exercer aquela função – apontou.

O governo acabou indicando Nestor Forster para o posto nos EUA.

Sobre a visita de Mike Pompeo ao Brasil, Ernesto Araújo disse que o secretário americano não fez críticas à Venezuela e que as notícias sobre o assunto ocorreram devido a erros de tradução no discurso de Pompeo.

– Um dos elementos mencionados pelo secretário Mike Pompeo foi objeto de polêmica por uma má tradução como já se sabe, como foi publicado na imprensa. Foi traduzido que ele haveria dito ‘Nosso mundo está consistente e a gente vai tirar essa pessoa e vai colocar no lugar certo’, como se estivesse se referindo a Nicolás Maduro – apontou.

A visita de Pompeo gerou críticas de diversas entidades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que afirmou que a iniciativa “não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”.

Leia também1 Trump proíbe que americanos se hospedem em hotéis de Cuba
2 EUA anunciam novas sanções contra Nicolás Maduro e Irã
3 Senado convida Ernesto Araújo para explicar visita de Pompeo
4 Bolsonaro se pronuncia sobre visita de Mike Pompeo ao Brasil
5 Ernesto Araújo rebate críticas de Maia sobre visita de Pompeo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.