Leia também:
X Bolsonaro vence em 16 capitais no 1° turno; Lula lidera em 11

Eduardo Bolsonaro quer CPI contra institutos de pesquisa

Aliados irão ao MP

Pleno.News - 03/10/2022 11h23 | atualizado em 03/10/2022 11h39

Eduardo Bolsonaro quer CPI contra institutos de pesquisa; aliados irão ao MP Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (3), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que vai começar a recolher assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a atuação dos institutos de pesquisa.

A divergência de quase dez pontos porcentuais entre o que apontavam os levantamentos e o resultado da corrida presidencial na votação do presidente Jair Bolsonaro (PL), e também imprecisões nas conclusões a outros cargos, como governadores e ao Senado, deu novo ânimo aos bolsonaristas, que usarão este como mais um argumento para reforçar suas teses contra o sistema eleitoral.

Conforme apuração do Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, além da tentativa de uma investigação via Legislativo – na Câmara, para protocolar um pedido de CPI, é necessário contar com o apoio de pelo menos 171 deputados -, aliados do presidente pretendem pedir que o Ministério Público investigue a atuação dos institutos de pesquisa.

A ideia é abrir várias frentes de questionamento e ataques, na tentativa de desacreditar os levantamentos.

Antes mesmo do resultado de ontem, aliados do presidente começaram uma avalanche de ataques contra as empresas mais tradicionais, como Datafolha e Ipec, que chegaram a apontar possibilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sob o presidente Jair Bolsonaro já no domingo (2). A disputa foi apertada e será decidida em segundo turno.

Um integrante da campanha bolsonarista comentou com a reportagem, contudo, que até mesmo os trackings internos erraram. O Broadcast Político teve acesso a alguns desses levantamentos da campanha na semana passada, apresentados por dois aliados, e o cenário também não era positivo para o chefe do Executivo.

*AE

Leia também1 Bolsonaro vence em 16 capitais no 1° turno; Lula lidera em 11
2 Ipec e Datafolha erram por mais de 10 pontos em pesquisas
3 Jair Bolsonaro conta que deu uma faca de presente a Moraes
4 Presidente Jair Bolsonaro elege 9 governadores e Lula apenas 5
5 INSS: Prazo de inscrições para concurso termina nesta 2ª feira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.