Leia também:
X Gilmar suspende ação contra Sergio Cabral na Lava Jato

Eduardo Bolsonaro prefere que sabatina não seja secreta

"Acho que há um interesse público de assistir", disse o parlamentar

Ana Luiza Menezes - 15/08/2019 18h57 | atualizado em 15/08/2019 18h59

Eduardo Bolsonaro Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu nesta quinta-feira (15) que a sabatina na Comissão de Relações Exteriores que deve analisar sua indicação para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos não seja secreta, para que a população possa acompanhá-la.

Dispositivos na Constituição e no regimento do Senado determinam que essas sabatinas sejam secretas -quando apenas senadores podem participar-, mas tradicionalmente essas sessões são transmitidas e podem ser acompanhadas por visitantes e jornalistas.

– Uma pessoa me falou sobre essa possibilidade [de a sabatina ser secreta], mas não é o que eu pretendo. Eu acho que há um interesse público de assistir a essa sabatina e eu acredito que é até um ato democrático você expor, não só para os senadores que vão votar, mas para a população brasileira, tudo o que está acontecendo ali dentro – declarou Eduardo.

O parlamentar se reuniu nos últimos dias com senadores. Segundo contou, esteve recentemente com Irajá (PSD-TO), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Espiridião Amim (PP-SC), Mailza Gomes (PP-AC) e Vanderlan Cardoso (PP-GO).

Na semana passada, ele também se reuniu com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad (PSD-MS) e com o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), favorito para relatar sua indicação.

A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro designe em breve seu filho para a embaixada em Washington. Depois de formalizada a indicação, Eduardo precisará passar por uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores e por duas votações: uma no colegiado (de caráter consultivo) e outra no plenário da Casa.

O próprio presidente reconheceu na quarta-feira que há dificuldades para a aprovação do nome do seu filho. Bolsonaro disse que soldagens do Planalto apontam para uma “vantagem apertada” e que o governo não pode correr riscos.

Nesta quinta, Eduardo Bolsonaro afirmou estar “muito esperançoso”.

– As conversas que eu tenho tido [com os senadores] são animadoras. Certamente a sabatina vai ser um momento crucial, em que vou poder demonstrar meu conhecimento, habilidades a minha competência para assumir esse tão importante cargo. E se eu for merecedor dos votos dos senadores, certamente chegarei nos Estados Unidos com todo o gás para bem representar os interesses do Brasil – disse o deputado a jornalistas.

*Folhapress

Leia também1 Gilmar suspende ação contra Sergio Cabral na Lava Jato
2 Bolsonaro responde a Noruega e diz que o país mata baleias
3 Janaina diz ter apoio de 19 senadores contra Toffoli

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.