Leia também:
X Mais imposto: Governo Lula cogita ressuscitar a velha CPMF

Eduardo Appio após ser afastado da Lava Jato: “Barbaridade”

A decisão ocorreu após uma suposta ameaça contra o genro do senador Sergio Moro

Priscilla Brito - 23/05/2023 16h53 | atualizado em 23/05/2023 17h02

Juiz Federal Eduardo Appio Foto: Divulgação/JFPR

Após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de Curitiba (PR), determinar o afastamento do juiz federal Eduardo Appio da Operação Lava Jato, o magistrado se manifestou e disse estar “alheio” da decisão que classificou como “barbaridade”.

– Estou totalmente alheio a toda esta barbaridade – disse ao blog da jornalista Andréia Sadi.

Conforme informado pelo Pleno.News, a decisão ocorreu após acusação de uma suposta ameaça telefônica ao filho do desembargador Marcelo Malluceli. João Eduardo Malucelli é advogado e namorado da filha do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Os sites Metrópoles e Poder 36o obtiveram a gravação da ligação que motivou a decisão do TRF-4.

A ligação foi feita para o aparelho celular de João Eduardo com ID não identificado. A perícia constatou alta probabilidade de ter sido Eduardo Appio o autor da chamada.

O interlocutor se identificou como Fernando Gonçalves Pinheiro, um suposto servidor da Justiça Federal. Na abordagem, ele disse que o desembargador Marcelo Malluceli teria um “crédito que pode abater no imposto de renda”.

Além da ligação, pesou sobre Appio o fato de o juiz ter acessado, duas vezes, um processo judicial com dados de João, no dia 13 de abril, dia da chamada telefônica.

– Sobre acesso a número de telefone que foi utilizado em ameaça a desembargador federal, a partir de publicação de print de tela do eproc [sistema processual eletrônico desenvolvido pelo TRF4 para tramitação de processos pela Web] com dados sensíveis do advogado, apurou-se que o juiz federal Eduardo Fernando Appio acessou o referido processo judicial duas vezes em 13/04/2023, em horário muito próximo àquele da ligação telefônica suspeita – diz trecho da decisão do tribunal.

DIÁLOGO QUE CULMINOU NO AFASTAMENTO DE APPIO. ASSISTA:

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.